Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ensino superior

Começa a corrida por vagas no Sisu

Veja como funciona o Sisu |
Veja como funciona o Sisu (Foto: )

À zero hora de hoje estudantes brasileiros começaram a fazer suas inscrições no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para tentar uma vaga em universidades públicas de todo o país. Os interessados têm até a meia-noite do dia 12 de janeiro, quinta-feira, para concorrer a 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições de Ensino Superior. No Paraná, três instituições oferecem 4.399 vagas distribuídas em 16 cidades. A seleção é feita pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para esta edição do Sisu, o Ministério de Educação (MEC) espera um aumento de 40% na procura em comparação ao mesmo período no ano passado, quando 1,1 milhão de pessoas participou da seleção.

O sistema funciona como um grande banco de dados que cruza as vagas disponíveis com as intenções dos estudantes e as respectivas notas alcançadas no Enem. No cadastro, é possível escolher duas opções de curso e modificá-las até o fim do período de inscrições. Isso é assim porque a cada dia, com a entrada de novas inscrições, o site do Sisu atualiza e divulga a nota de corte de cada curso. Essa informação dá a possibilidade àqueles que não alcançaram um bom desempenho no Enem de aumentar as suas chances de entrar na universidade alterando as suas opções para cursos menos procurados. Por esse motivo é importante que os candidatos acompanhem os boletins do site até o último dia.

O MEC garantiu ter desenvolvido todos os meios para evitar as falhas de conexão no site do Sisu registradas no ano passado. Por problemas técnicos e pela grande quantidade de acessos, algumas pessoas demoraram até seis horas para conseguir fazer a matrícula em 2010.

Quem conseguiu se inscrever e conquistar uma vaga na universidade não deixou de comemorar. "Em 2010 fiz a inscrição logo e acompanhei todos os dias a atualização das notas de corte – tudo foi bastante cansativo", conta Renan dos Santos Carinha, de Santos (SP), atual acadêmico do curso de Economia na UFPR. "Mesmo sem passar, não desisti e me inscrevi na fila de espera. No final acabei sendo chamado e tudo acabou bem". Para quem está tentando esse ano, Renan aconselha insistir. "É preciso ficar atento, pois muitos desistem no caminho", afirma.

Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) são as instituições de Ensino Superior que oferecem vagas pelo Sisu no Estado. No caso da UTFPR, o sistema é a única forma de entrar na universidade. As outras duas destinam apenas uma parcela das vagas para o ingresso por esse sistema.

* * * * *

Interatividade

Como você avalia o sistema do Sisu? Como tornar o ensino superior mais democrático?

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.