A seis dias da primeira fase da UFPR, diretores de cursinho ouvidos pelo Vestibular dizem que o importante é revisar os principais conteúdos estudados durante o ano. De acordo com eles, os professores são os mais indicados para apontar os tópicos significativos para o vestibular. "Os alunos podem fazer resumos de determinados conteúdos, dos tópicos mais importantes de cada disciplina", sugere o diretor do Curso Decisivo, Brasílio Hrynczyszyn.
O diretor do Curso Dom Bosco, Luiz Octávio Stocco, aconselha o aluno a diminuir gradativamente as horas de estudo até o dia da prova, aproveitando o tempo extra para descansar e cuidar da saúde. Para a psicóloga Alessandra Rego Barros, responsável pelo Serviço de Psicologia da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Nações, nessa última semana o estudante deve se dedicar a atividades que sejam prazerosas e que ajudem a diminuir a preocupação na véspera do vestibular.
E na hora do exame? O que fazer para controlar o nervosismo? "Caso o aluno perceba que sua respiração está mais ofegante, a dica é respirar fundo, hidratar-se e acreditar que fez tudo o que estava ao seu alcance para atingir o resultado idealizado", aconselha. Pequenas pausas durante a prova também são benéficas, afirma a psicóloga. "O cansaço e a fadiga prejudicam a concentração e memorização. O aluno poderá perceber que está cansado quando sentir-se irritado e desatento."
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
O que se sabe sobre o homem que explodiu bombas e morreu na frente do STF
Moraes atribui explosões em Brasília ao “gabinete do ódio” e compara com 8/1; acompanhe o Sem Rodeios
Time montado por Trump é o pesadelo de Alexandre de Moraes
Deixe sua opinião