Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estudos

Empenho duplo para passar no terceiro ano e no vestibular

Alan se esforça para equilibrar as duas tarefas | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Alan se esforça para equilibrar as duas tarefas (Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo)

Com o fim do semestre e a proximidade das provas do Enem e dos vestibulares, a rotina dos alunos fica carregada de exercícios e simulados. Mas para quem está terminando o último ano do ensino médio esta rotina se torna ainda mais apertada. Tra­balhos e provas do colégio também tomam tempo e exigem dedicação dos vestibulandos. Para conseguir dar conta de tanto estudo, organização e muito esforço são fundamentais. "Te­­nho de me organizar muito e controlar o tempo na ponta do lápis, senão não consigo fazer tudo de que preciso", conta Alan Gonçalves Inocêncio, vestiba de Engenharia Mecânica.

Ele estuda no Colégio Es­­ta­­dual do Paraná e faz o curso pré-vestibular no Dom Bosco desde o início do ano. Alan fez a opção por continuar no colégio regular porque diz acreditar que o ensino é mais aprofundado. "Tam­­­bém gosto muito das aulas práticas nos laboratórios. No cursinho se aprende mais sobre dicas e ma­­cetes para usar na hora da prova", afirma.

Maiara Cristina Ri­­beiro das Neves, que vai prestar o vestibular pa­­ra Farmácia, escolheu continuar no colégio estadual em que estuda para não perder a oportunidade de disputar uma vaga pelo sistema de cotas. "O cursinho é mais uma revisão, e mesmo quando algum conteúdo fica repetitivo acaba até ajudando nas provas do colégio", conta.

Como a pressão para conseguir uma vaga na universidade é grande, a maioria dos alunos acaba dedicando mais tempo dos seus estudos para a resolução de exercícios e acaba deixando o colégio um pouco de lado. "Nesta reta final o meu foco é totalmente para o vestibular. Os professores também entendem e aliviam um pouco a cobrança de trabalhos e provas", comenta Morgana Marangoni, que pretende cursar Psicologia e faz o ensino médio técnico na Uni­versidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com esse re­­fresco os estudantes aproveitam para se focar mais no vestibular. "Tem dias em que eu consigo estudar só as coisas do cursinho. E os as­­suntos do co­­lé­­gio eu deixo só para quando tem datas es­­tipuladas", conta Alan.

Interatividade

Está tendo de conciliar o terceiro ano com o cursinho?

Conte como é a sua experiência!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.