Quase um terço dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não pagou a taxa de inscrição. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a taxa de R$ 35 ainda não foi paga por 2.181.145 candidatos ao exame. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.

CARREGANDO :)

Mercadante disse que mais de um quinto dos inscritos no Enem deixou para se cadastrar no último dia. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 1.718.144 fizeram a inscrição ontem (27) até as 23h59, quando o prazo foi encerrado. "Isso de deixar para a última hora termina com problema. No ano passando, teve gente que deixou para a última hora e esqueceu o documento, deixou para sair de casa na última hora, chegou e portão já estava fechado. Para fazer um exame desse tamanho, tem que ter planejamento", ressaltou o ministro.

Ele alertou os que ainda não pagaram a taxa a fazer o pagamento, o mais rápido possível, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Publicidade

Inscritos

Esta edição do Enem teve 7.834.024 milhões de inscritos. O site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em estabelecimentos privados de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.

Publicidade