• Carregando...

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem acessar o espelho da correção das redações. A consulta tem fins pedagógicos e não serve para revisão de nota. Para ver o resultado, o participante deve entrar na página do Inep e inserir a senha e o número do CPF.

O acesso ao espelho das redações seria liberado em 20 de março, mas o Inep teve que adiar a consulta por dificuldades técnicas. O total de textos corrigidos era de aproximadamente 5,05 milhões e apenas 481 tiveram nota mil. Foram 106.742 redações zeradas - 32.991 em branco e outras 73.751 anuladas.

Na edição do ano passado, o Enem enrijeceu os critérios de correção dos textos. Erros gramaticais ou desvios dos padrões de escrita foram aceitos como exceção e quanto não se repetiam na prova. Somente 0,028% do total de testes fugiu do tema proposto em 2013, que era discutir os efeitos da implantação da Lei Seca. As redações foram corrigidas por 7.121 avaliadores, mais da metade com pós-graduação. Todos passaram por capacitação de 136 horas para desempenhar as tarefas.

Se a diferença dada por dois corretores iniciais fosse superior a 100 pontos, um terceiro avaliador era convocado. Praticamente metade dos textos - 2.496.754 - passaram por uma terceira avaliação. Se persistisse a dúvida, uma banca de especialistas era designada para avaliar a prova, o que aconteceu em 306.821 textos (6% do total).

No site do Inep, o candidato poderá ver sua nota detalhada por competência avaliada no texto. Ao todo, os corretores avaliam cinco elementos: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações; capacidade de demonstrar conhecimento de mecanismos para argumentação e elaboração de proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.

O espelho permite ao estudante ver ainda a média de desempenho dos candidatos que fizeram a prova e em que categoria se encaixam. O tema da redação do ano passado foi "Os efeitos da implantação da lei seca no Brasil".

Deboche

De acordo com o MEC, 106.742 redações receberam nota zero na edição do ano passado. Desse universo, 1.398 textos (0,028% do total) não ganharam pontos por ter parte do texto "Deliberadamente desconectada com o tema proposto". Essa possibilidade foi incluída na última edição, após divulgação de redações com trecho de hino de time de futebol e receita de miojo.

Em contrapartida, 481 estudantes receberam a nota máxima da redação --1.000 pontos. O maior percentual de alunos (27,9%) se concentrou na faixa que obteve entre 501 e 600 pontos, seguido daqueles que receberam entre 401 e 500 (24,9%). Apenas 0,9% dos candidatos obtiveram acima de 900 pontos na redação do Enem 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]