ATENÇÃO: conteúdo publicado em 23 de outubro de 2011.
Confira aqui todas as informações sobre o ENEM 2016
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou hoje, às 13 horas. Os candidatos têm de responder a 90 questões de linguagens (português e língua estrangeira) e matemática, além da redação. O prazo para terminar a prova é de cinco horas e meia - uma hora a mais do tempo do primeiro dia do exame. Os participantes só podem sair após duas horas e meia de prova. Apenas quem sair na última meia hora do exame poderá levar os cadernos de questões.
Segurança
O problema mais significativo ocorrido ontem, no primeiro dia de provas do Enem, foi a exclusão de oito candidatos do local de prova por tuitar com o celular durante o exame e tentar tirar fotos das questões. Os alunos que foram expulsos fizeram as provas deste sábado em Foz do Iguaçu (PR), Arari (MA), Gauíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sandaduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).
Não foram registrados no primeiro dia de provas do Enem 2011 os problemas de impressão e ausência de folhas nos cadernos de provas como ocorreu em edições passadas. Mesmo assim, todo o reforço na segurança não impediu pequenas falhas.
Na PUCPR, por exemplo, ao contrário do que foi anunciado pelo Ministério da Educação, era possível acessar aos blocos mesmo sem ser candidato. Um fotógrafo contratado pela Gazeta do Povo inclusive conseguiu tirar fotos das provas antes do início do processo. Outros sites jornalísticos de todo o país apresentam relatos de circulação sem impedimentos pelos locais de prova, contradizendo os comunicados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a respeito da segurança rigorosa com que os veículos de comunicação lidariam.
Faltosos
No primeiro dia do Enem, 1,3 milhões de pessoas, 25% dos 5,3 milhões de candidatos inscritos, não compareceram para fazer as provas. Para o Ministério da Educação (MEC), o índice de abstenção está dentro do esperado e é inferior ao verificado no primeiro dia do exame no ano passado, quando 27% dos participantes faltaram.
Os estados com maior índice de faltosos foram o Distrito Federal (31,24%), a Bahia (30,14%) e Roraima (29.39%). Já o Acre (19,44%), Piauí (19,60%) e Santa Catarina (20,35%) registraram os menores percentuais de abstenção. O Inep avalia que as condições climáticas, como o frio e muita chuva, foram as responsáveis pelos altos índices de abstenção entre os participantes da Bahia, de Roraima e do Distrito Federal.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais