O vestibular tradicional tem perdido espaço dentro das universidades. Ano após ano cresce o número de instituições que se rendem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada como porta de entrada para calouros no ensino superior. Cada universidade tem autonomia para usar o resultado do Enem como preferir, mas a maioria vinculou parte de suas vagas ou todas elas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, 354 mil paranaenses estão inscritos no Enem, que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. Se você está entre eles, veja como pode usar a sua nota:
Pelo Sisu
A UTFPR aboliu o vestibular e a disputa por todas as suas vagas está atrelada ao Sisu. Já o IFPR destina uma parte de suas vagas ao sistema. Na última seleção, 204 das 670 vagas foram preenchidas pelo Sisu. Ao todo, 123 instituições de todo o país participarão da próxima edição do Sisu, no começo de 2014.
Vagas remanescentes
A UEL e a Unicentro usam a nota do Enem para preencher as vagas remanescentes dos processos seletivos próprios.
10% do total
Na UFPR, a nota final dos candidatos é composta por 10% do resultado obtido no exame e 90% do desempenho no vestibular. Além disso, 10% das vagas são destinadas ao Sisu.
Bonificação
A UEPG adota o desempenho no Enem como uma espécie de bonificação. Ao se inscrever no vestibular da instituição, o candidato pode solicitar a adição da nota à pontuação geral desde que tenha tido pelo menos 40% de acerto nas questões objetivas.
Só Enem
Desde 2010, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) usa apenas a nota obtida pelos alunos no Enem como critério de seleção. A instituição está em processo de adesão ao Sisu.
Novidades de 2013
Todas as vagas destinadas a brasileiros pela Unila cerca de 350 serão preenchidas neste ano pelo Sisu. O sistema também será adotado para preencher metade das vagas da Unioeste e 80% das vagas oferecidas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Facea/Unespar).