Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enem

Em Minas, colégio fundado há oito anos ultrapassa as federais

Uma escola particular com apenas oito anos ultrapassou as tradicionais federais que se revezavam na liderança do ranking do Enem em Minas Gerais e virou exemplo de excelência no estado. Todos os 250 alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Bernoulli fizeram o teste em 2010 e obtiveram uma média de 741,97 pontos, quarto melhor resultado do país.

Criado a partir de um cursinho pré-vestibular por engenheiros egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o colégio é um dos mais caros de Belo Horizonte (a mensalidade beira R$ 1 mil). Mas o segredo do sucesso, segundo o diretor de Ensino Rommel Fernandes, está na obsessão por um trabalho contínuo: "É como se carregássemos um tijolinho a cada dia, para que no final do ano a soma deste esforço recompense".

Alguns valores são considerados caros à instituição. Quando professores faltam, há uma equipe de reservas pronta para entrar em sala. A carga horária é estendida (mais de 50% do exigido pelo MEC), e duas vezes por semana a tarde é ocupada por aulas. Para o terceiro ano, sábado também é dia de ir à escola. O ensino busca fugir do modelo paternalista e se propõe a tirar o aluno da inércia, com foco em provas discursivas.

"A prova do Enem se resume a marcar um 'x' nas questões e escrever uma redação, mas não é dessa forma que preparamos o aluno. Embora eles façam simulados do teste, damos prioridade a provas abertas, com questões discursivas", diz Fernandes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.