• Carregando...
Saiba o que é permitido ou não no Exame Nacional do Ensino Médio |
Saiba o que é permitido ou não no Exame Nacional do Ensino Médio| Foto:

Alimentação

Veja a dieta para antes, durante e depois das provas:

Antes

Coma algo leve na noite anterior. No dia, o café da manhã deve ter frutas, fibras e carboidratos, que garantem energia. Coma de duas em duas horas e, por volta das 11 horas, antes de sair de casa, faça um lanche leve com pão integral, peito de peru e queijo.

Durante

Preze por alimentos de ingestão rápida e ricos em vitaminas. Barrinhas de cereais e frutas são indicadas. Chocolates são gordurosos e podem derreter. Tome água ou suco, porque a falta de líquido causa sonolência. O refrigerante é um inimigo, pois traz a sensação de estufamento.

Depois

Reponha as energias evitando comidas gordurosas, condimentos e comidas de origem duvidosa. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, já que diuréticas, podem causar mal-estar e ressaca. Jante duas horas antes de deitar, para a digestão não atrapalhar o sono.

Fonte: www.minhavida.com.br

Mais de 5 milhões de estudantes vão fazer as provas do Enem 2011 neste sábado e domingo. As provas terão início às 13h (no horário de Brasília). Em estados que não adotaram o horário de verão ou têm fuso horário diferente as provas serão mais cedo. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

No Paraná, cerca de 255 mil estudantes farão as provas.

Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta.

Hoje, os candidatos vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias (que engloba história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia). Neste dia, as provas terão 4h30 de duração.

No domingo, será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais uma redação; além da prova de matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para responder as questões. O primeiro estudante só pode deixar a sala após duas horas de prova.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta feita com material transparente com tinta esferográfica preta. Canetas de cor azul ou de outras cores não poderão ser usadas. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

Os resultados

O Inep anunciou que vai divulgar os gabaritos e os cadernos de provas dois dias depois do exame até às 20h. Os resultados de cada estudante estarão disponíveis na internet a partir de 4 de janeiro de 2012. Será necessário, para cada consulta individual, que o candidato saiba o número de inscrição e senha ou CPF e senha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]