O gabarito oficial do Enem 2013 já está disponível para consulta. O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite desta terça-feira (29) as respostas das 180 questões objetivas das provas de sábado e domingo. O gabarito pode ser consultado no site do Inep.
O resultado de cada candidato, entretanto, está previsto apenas para janeiro.
Ao todo, pouco mais de 5 milhões participaram do exame, já considerado o vestibular nacional. Inicialmente, foram 7,1 milhões de inscritos.
Os participantes fizeram quatro provas objetivas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.
Também houve uma redação, que teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Redação
Neste ano, o Ministério da Educação aumentou o rigor na correção da redação. Textos com deboche receberão nota zero - a regra foi criada após divulgação de textos com trechos do hino do Palmeiras e uma receita de miojo.
Assim, terá nota zero a redação que tiver "parte de texto deliberadamente desconectado com o tema proposto", como previsto no edital do exame.
Também foi alterada a lógica para a redação seguir para um terceiro corretor. No ano passado, se houvesse uma diferença de mais de 200 pontos entre as notas de dois corretores, o texto seguia para um terceiro avaliador. Agora, a discrepância máxima será de 100 pontos.
A nota máxima da redação é 1.000. No ano passado, pouco mais de 2.000 redações receberam nota máxima. Os corretores passaram por capacitação, mas após a prova farão uma outra especificamente sobre o tema da redação deste ano.
Neste ano, o número de corretores será 50% maior em comparação ao ano passado (de 5,6 mil em 2012 para 8,4 mil em 2013).