Competências avaliadas na redação do Enem
> Domínio da norma padrão da língua escrita.
> Compreensão da proposta de redação.
> Seleção e organização das informações.
> Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
> Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 poderão conferir, a partir desta quarta-feira (6), a correção da própria redação realizada na prova. O horário da divulgação ainda não foi confirmado. Para acessar as informações, os estudantes deverão acessar o site do Exame com o número do CPF e a senha.
Na página do Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, o participante poderá ver a nota obtida em cada uma das cinco competências da prova. A nota máxima da redação é de mil pontos.
No total, os corretores do Inep, órgão no MEC responsável pelo Enem, corrigiram 4.113.558 redações, das quais menos de 2% estavam em branco (1,82%) ou com nota zero (1,76%). Para um terceiro corretor foram encaminhadas 20,10% das redações 826.798. Para a banca de examinadores, o índice ficou em 2,43% do total de redações, ou 100.087. O tema da redação foi "Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI".
A divulgação da correção das redações do Enem é o resultado de um acordo do MEC com o Ministério Público Federal (MPF) depois da avalanche de ações na justiça de alunos descontentes com as notas na prova nas últimas edições.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas