O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (1), que as médias por escola dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 será divulgada no dia 26 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
As escolas terão acesso aos resultados antecipadamente, entre os dias 19 e 28 de outubro, através do site do Inep.
Este ano, só foram consideradas para a média as escolas que tiveram no mínimo dez estudantes inscritos na prova, declarados no Censo Escolar de 2011, e aquelas cujos participantes representaram pelo menos 50% do total de estudantes concluintes do ensino médio na instituição.
A metodologia do cálculo das notas também foi alterada. Dessa vez, as médias das provas foram separadas por área de conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e redação). A ideia é que, assim, os colégios possam perceber melhor como está o ensino em cada uma das áreas.
Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o resultado exposto dessa maneira expressa melhor a realidade da escola e do aluno, uma vez que não se misturam conhecimentos diversificados com diferentes modos de aferir competência.
"Estamos buscando cada vez mais avançar no nosso diálogo com as escolas de educação básica, em especial de ensino médio, para que o resultado das avaliações aplicadas pelo Inep se traduza em ferramentas para intervenções pedagógicas e melhorias do ensino", afirma o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.
As escolas que não concordarem com os resultados podem entrar com recurso até o dia 28 de outubro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião