Os cerca de 225 mil estudantes paranaenses que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado já começam a entrar nos locais da prova. Os portões foram abertos às 12 horas e devem ser fechados às 13 horas. No Brasil, 5,3 milhões participarão do processo.
Em Curitiba, o tráfego nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde 13 mil estudantes farão a prova, está bastante movimentado, mas sem congestionamentos. Segundo os agentes do Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), os estudantes não deverão ter dificuldades para chegar a nenhum dos locais de provas na capital paranaense.
Muitos participantes do Enem chegaram cedo aos locais da prova, como Fernanda Cristina Tumel, de 18 anos. Ela quer usar a nota do Enem para conquistar uma vaga para Medicina. "Estou muito nervosa. Espero que não ocorram erros nas provas, como no ano passado", desabafa.
Sua amiga, Luana Schneider, também de 18 anos e concorrente a uma vaga de Medicina, espera ainda não ter problemas no cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). "No ano passado, além das confusões com a prova do Enem, tivemos problemas para registrar os nossos nomes do Sisu", conta.
A prova
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta.
Hoje, os candidatos vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias (que engloba história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia). Neste dia, as provas terão 4h30 de duração.
No domingo, será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais uma redação; além da prova de matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para responder as questões. O primeiro estudante só pode deixar a sala após duas horas de prova.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta feita com material transparente com tinta esferográfica preta. Canetas de cor azul ou de outras cores não poderão ser usadas. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
Os resultados
O Inep anunciou que vai divulgar os gabaritos e os cadernos de provas dois dias depois do exame até às 20h. Os resultados de cada estudante estarão disponíveis na internet a partir de 4 de janeiro de 2012. Será necessário, para cada consulta individual, que o candidato saiba o número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião