Fique ligado!
Código florestal, união civil homoafetiva e Plano Nacional de Educação são temas que vêm sendo citados por especialistas de todo o país como assuntos com grandes chances de aparecer na prova de Redação do Enem.
Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o dia 26 de outubro. Já os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 4 de janeiro de 2012. É preciso senha e número de inscrição, ou número do CPF, para ter acesso às informações.
Nos dias 22 e 23 de outubro, um exército de aproximadamente 5,3 milhões de estudantes vai enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos últimos anos, as mudanças na prova a transformaram em algo muito maior do que um instrumento de avaliação das escolas de ensino médio. Acesso imediato a várias instituições públicas e bolsas de estudo integrais em faculdades privadas são alguns dos benefícios que a nota do Enem pode render ao estudante. A lista de oportunidades que se abrem é motivo de sobra para o candidato dar uma última revisada nos conteúdos e ficar atento a todos os detalhes que podem fazer diferença para a obtenção de um bom rendimento no exame
Esteja atento ao local do teste
Desde o dia 4 de outubro, os candidatos podem conferir o local onde farão a prova no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, ou pelo cartão de confirmação que foi enviado pelo correio neste mês a todos os candidatos. Caso o estudante perceba algum erro no documento deve comunicá-lo ao Inep pelo telefone 0800 616 161.
Se o local de prova é distante de sua residência, faça o trajeto antes do dia do exame e certifique-se de que conseguirá chegar lá até as 12 horas nos dias de prova. Os portões serão fechados às 13 horas, mas a recomendação é de que os candidatos estejam no local de prova com uma hora de antecedência.
Para ter acesso ao local onde será feita a prova, além do cartão de confirmação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto ou o boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes, comprovando perda ou roubo do documento.
Confira no quadro abaixo as informações básicas sobre o Enem:
A redação vale 50% da nota da avaliação
A prova de Redação do Enem, a ser escrita no segundo dia de prova, vale 50% da nota. O bom desempenho nela garante uma pontuação final razoável, mesmo que o estudante não vá tão bem nas provas objetivas.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Segundo o professor Luiz Octávio Stocco, diretor do curso Dom Bosco, nas edições anteriores do Enem, foi especificamente a conclusão dos textos que tirou pontos importantes dos candidatos. Como dica, ele recomenda a leitura do enunciado da redação logo no início da prova, mesmo que o candidato prefira deixar para escrever no final. "Isso dá tempo para o cérebro organizar as ideias sobre o tema e permite ao aluno elaborar melhor a forma de concluir", diz Stocco.
Leitura
Para quem se preocupou em estar atualizado sobre os principais acontecimentos dos últimos meses, o tema não deve ser nenhuma surpresa. Além da leitura constante de revistas e jornais, Stocco recomenda que os candidatos não parem de treinar a produção de textos em casa.
Atenção à prova escrita
Laura Carolina Gafuri, 19 anos, tem dois anos de preparação no currículo, entre terceirão e curso extensivo. Decidida a conquistar uma vaga em Arquitetura, a aluna do Curso Positivo tentará novamente chegar ao objetivo, seja pelo vestibular da UFPR ou via Enem, na UTFPR. Entre suas estratégias de preparação está a leitura frequente de artigos na internet, jornais e revistas tudo pelo considerável peso de 50% da nota na prova de redação.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião