Outras universidades no Paraná, como a UTFPR, já utilizam a nota do Enem de forma obrigatória| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

A partir de 2012, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das etapas do vestibular para ingresso nos cursos de graduação presencial e a distância. Com isso, a instituição realizará o seu processo de seleção em apenas um dia, aplicando apenas as provas de habilidades específicas.

CARREGANDO :)

A UEPG já adotava o Enem na composição da nota do vestibular, mas de forma optativa. O candidato poderia solicitar o aproveitamento do resultado obtido nas provas objetivas do Enem, desde que tivesse, no mínimo, 40% de acerto no somatório das questões objetivas do exame. Agora, a participação no Enem será obrigatória, uma vez que a nota obtida no exame será usada integralmente na composição da nota do candidato.

De acordo com a Resolução Univ. nº 34, na qual se instituiu oficialmente a decisão, se houver qualquer ocorrência que venha a comprometer o Enem, esse resultado não será incluído no cálculo da pontuação final de nenhum dos candidatos inscritos no respectivo concurso vestibular. Da mesma forma, se o MEC não oferecer a base de dados com o resultado da prova do Enem, em até cinco dias antes da data de divulgação do resultado do concurso vestibular previsto em edital, a CPS desconsiderará a nota do Enem.

Publicidade

Os demais procedimentos para inscrição, política de cotas, acesso aos locais de prova, divulgação de resultados, matrícula e registro acadêmico seguem as regras de concurso vestibulares anteriores, com orientações especificadas no Manual do Candidato. Para os concursos vestibulares do próximo ano, a CPS têm agendadas as datas de 15 de julho e 9 de dezembro.

Outras universidades

Além da UEPG outras universidades no Paraná já utilizam a nota do Enem de forma obrigatória, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde a nota do exame é a única forma de seleção.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por outro lado, o uso da pontuação no Enem ainda é facultativo. A universidade permite, aos candidatos que queiram, que usem a nota do Enem para compor 10% da pontuação final no vestibular.

O desempenho no Enem também pode ser usado na obtenção de bolsas estudantis em instituições privadas. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) usa a nota para conceder o benefício a candidatos que se encaixem em determinados limites de renda e de escolarização. Até mesmo o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) passou a exigir a nota do Enem em julho deste ano. Agora, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisam realizar o exame para solicitar o financiamento.

Publicidade