O número de paranaenses inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi 19% superior ao ano passado. No total, 394.537 estudantes se registraram no sistema, colocando o Paraná na sétima posição em número de inscrições.
Também subiu o número de candidatos que se inscreveram para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Em 2012, 46.919 paranaenses procuraram essa opção. Desta vez os interessados somam 67.184, um aumento de 30%. Em todo o Brasil, 849.058 estudantes farão a prova para conseguir a certificação.
A maior parte dos inscritos no país, 36%, está na região Sudeste, seguida do Nordeste, com 32%. São Paulo é o estado com maior número de candidatos - 1.238.441.
A faixa etária com maior representatividade é a de 21 a 30 anos, à qual pertencem 30% dos candidatos. Dos cerca de 7,8 milhões de inscritos, 4.548.470 já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão em 2013.
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em estabelecimentos privados de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura