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Alunos em sala de aula na PUCPR no primeiro dia de provas do Enem 2011 | Felipe Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Alunos em sala de aula na PUCPR no primeiro dia de provas do Enem 2011| Foto: Felipe Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão abertos até às 13 horas (horário de Brasília) deste domingo, quando cerca de 5,3 milhões em todo o Brasil começarão o exame. Hoje os candidatos têm de estar preparados para um dia de provas mais longo.

Serão 90 questões de linguagens (português e língua estrangeira) e matemática, além da redação. O candidato tem cinco horas e meia para finalizar a prova - uma hora a mais do tempo do primeiro dia do exame. A dica geral para superar com tranquilidade a bateria de exercícios e o texto é que os inscritos levem água e alguma coisa para comer, como barras de cereal.

Os candidatos só podem sair após duas horas e meia de prova. Apenas quem sair na última meia hora do exame poderá levar os cadernos de questões.

As questões de matemática costumam ser as mais exigentes do Enem - por possuir uma abrangência de temas. A prova de linguagens normalmente exige mais interpretação de texto do que conteúdos específicos. Uma leitura atenta das questões e dos textos de apoio ou imagens pode fazer a diferença na hora das respostas.

No caso de língua estrangeira, serão cinco questões do idioma selecionado na inscrição - inglês ou espanhol. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, informou que não é possível trocar de opção no momento da prova. Quando o Enem estreou a prova de língua estrangeira, no ano passado, as perguntas eram em inglês, com alternativas em português - modelo que deve se manter este ano.

Texto

Fórmulas e decorebas não vão adiantar na redação, a maior novidade da prova. O candidato terá de escrever um texto dissertativo argumentativo, com o mínimo de oito linhas. O Enem exige que o candidato apresente uma proposta de intervenção à problemática proposta no tema da redação.

Segundo a professora do Laboratório de Redação do Objetivo, Maria Aparecida Custódio, o ideal é que se escreva um texto direto. "Quanto mais objetivo, mais chance tem de se sair bem. O aluno tem de mostrar competência de texto, coesão, e não esquecer de apresentar a proposta de intervenção ao tema."

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