A Justiça Federal no Ceará condenou nesta segunda-feira (19) o professor Jahilton José Motta, 59, a seis anos de reclusão pelo vazamento de questões do Enem em 2011. O professor pode recorrer da decisão em liberdade.
Na época, segundo denúncia do Ministério Público Federal, o professor de física e coordenador pedagógico do Colégio Christus, em Fortaleza (CE), repassou aos seus alunos 14 questões do Enem em um simulado, cerca de dez dias antes do exame nacional.
Durante o processo, a defesa de Motta alegou que ele não sabia que as questões tinham origem ilícita, o que foi contestado pelo juiz federal Danilo Fontenelle, da 11ª Vara.
"Desprovida, pois, de qualquer fundamento real a versão apresentada pelo réu de que tais questões do Enem simplesmente surgiram em cima de sua mesa como por encanto ou sortilégio", afirmou o juiz na sentença.
"Estaríamos, assim, todos vivendo em um mundo onde reinaria a ingenuidade e irresponsabilidade social", escreveu o magistrado. "Os elementos dos autos e seus comportamentos em todo o episódio comprovam que o mesmo sabia da origem ilícita das questões e mesmo assim as divulgou."
O juiz condenou o professor com base nos artigos 171 e 311 do Código Penal, por utilizar ou divulgar, indevidamente, conteúdo sigiloso para beneficiar a si ou a outras pessoas, além de prejudicar a realização do exame.
Além dos seis anos de reclusão - que, em princípio, devem ser cumpridos em regime semiaberto -, o professor deve pagar o equivalente a 400 salários mínimos da época (R$ 545).
Para o magistrado, o vazamento das questões teve consequências graves "porque ocasionou transtornos a diversos alunos em todo o Brasil e à própria administração pública federal", pois o crime teria comprometido a credibilidade do Enem.
O professor Jahilton e o advogado dele, Victor Pompeu, não atenderam as ligações da reportagem. O Colégio Christus informou que a pessoa que poderia falar sobre o assunto estava em reunião.
Outras quatro pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal foram absolvidas pela Justiça.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião