• Carregando...

Entre os cem colégios com melhor desempenho no Enem 2012, 84 estão na região Sudeste - 63 deles nos estados de São Paulo (37) e Rio de Janeiro (26).

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame, divulgou na manhã desta terça-feira (26) a nota média na redação e nas quatro áreas do conhecimento de 11.239 escolas, públicas e privadas. A divulgação abrange apenas aquelas instituições onde mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova no ano passado.

Com esse recorte, 43,6% do universo de escolas no país tiveram a nota calculada. O ranking, assim como no ano passado, considera a média nas quatro áreas (ciências humanas e da natureza, matemática e linguagens).

Assim como em edições passadas, as privadas dominam a lista das melhores colocadas. No Enem 2011, apenas 3 escolas públicas, todas federais, estavam na lista dos 50 colégios com melhor avaliação. Neste ano, são 4. A melhor colocada é o colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa, 4º no ranking, com média 706,22.

Em coletiva de imprensa na segunda-feira (25), o ministro Aloizio Mercadante (Educação) ponderou que as médias "mascaram coisas essenciais", como condições sociais e econômicas dos estudantes.

"São escolas muito diferentes: uma escola que está na periferia de grandes cidades, com população de baixa renda, sem as condições familiares, sem infraestrutura na casa [do aluno]. Quando você compara com uma escola de um bairro de luxo, com todas as condições e apoio pedagógico, pode ter certeza que a média vai ser melhor na segunda escola."

Rede estadual

A escola estadual com o melhor desempenho no ranking é a escola técnica do governo paulista, na 53ª posição (nota média de 664,45). Os Estados são os principais responsáveis pelo ensino médio no país. Do total de 7,94 milhões de matrículas nessa etapa do ensino, 6,83 milhões (86%) estão na rede estadual.

Foi justamente essa rede que apresentou as médias mais baixas no Enem 2012: a nota em cada uma das áreas do conhecimento, além da redação, é inferior à média das públicas, que considera ainda as redes municipais e federais de ensino.

Enquanto a média dos alunos da rede pública em redação foi de 495,54, por exemplo, alunos da rede estadual tiveram média de 491,41.

Rede federal

Já os alunos da rede federal -matriculados em colégios de aplicação ou técnicos- tiveram desempenho médio superior aos estudantes da rede privada. Em matemática, por exemplo, a nota dos estudantes dessas públicas foi de 625,24. Entre as particulares, o desempenho médio foi de 615,07.

A rede federal, no entanto, é aquela com menor peso no ensino médio nacional. De acordo com o último censo, 21.766 estudantes nessa etapa do ensino tinham aulas na rede, o que corresponde a 0,27% do total de matrículas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]