O ciclo de ovulação feminino é uma das etapas fundamentais para a reprodução e, volta e meia, aparece no vestibular. Por isso é importante saber como ele se desenvolve. Durante todo o processo os grandes protagonistas são os hormônios, substâncias produzidas por glândulas e que agem sobre determinados órgãos. Eles atuam em todas as fases do ciclo, que ocorre todos os meses e dura, em média, 28 dias, desde o estímulo à maturação dos óvulos até a preparação do corpo da mulher para receber o futuro embrião.
Toda a carga hormonal do ciclo começa numa glândula localizada no cérebro, a hipófise, que produz hormônios que atuam em órgãos do aparelho reprodutor da mulher e produzem outros hormônios. "Os alunos precisam saber identificar em quais locais são produzidos os hormônios, diferenciando os que são produzidos na hipófise dos que são secretados por outros órgãos", explica Heraldo Taborda Damas, professor de Biologia do Expoente.
Também é importante conhecer todo o ciclo e suas etapas. "É comum aparecerem questões com gráficos para o aluno identificar a presença dos hormônios ao longo do ciclo", explica Augusto Borba, professor de Biologia do curso Acesso.
Outro ponto que sempre aparece nos testes é o uso da pílulas anticoncepcionais. A comercialização e disseminação das pílulas começou na década de 1960 e hoje elas são utilizadas por milhões de mulheres em todo o mundo. Elas, segundo os professores, são verdadeiras "bombas hormonais" que agem sobre a hipófise, bloqueando a produção dos hormônios responsáveis pelo ciclo ovulatório. "A função da pílula é mentir para o corpo da mulher. Ele identifica uma falsa gravidez e os hormônios hipofisários não são liberados, evitando uma gravidez indesejada", explica Heraldo.
As pílulas mais comuns contêm grandes quantidades de estrogênio e progesterona sintéticos, que inibem a produção de FSH e a ovulação. As cartelas de pílulas geralmente contém 21 comprimidos que são tomados diariamente. Após este período a mulher interrompe o tratamento por sete dias. Nesta semana há uma queda brusca no nível hormonal e ela menstrua normalmente.
Na prática
O exercício foi elaborado pelo professor Augusto Borba
Analise o gráfico ao lado, que mostra os eventos que ocorrem durante o ciclo ovariano.
Sobre esse ciclo foram feitas as seguintes afirmativas.
I) Os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) atuam no processo reprodutivo feminino na maturação do folículo e na liberação do ovócito secundário, respectivamente.
II) Estrógeno e progesterona são hormônios sexuais femininos produzidos pelos ovários, sendo que o excesso na circulação sanguínea atua via retroalimentação negativa, reduzindo a produção de gonadotrofinas hipofisárias.
III) O aumento da secreção de progesterona e estrógeno pelo corpo lúteo ativa a maturação de novos folículos ovarianos.
IV) A temperatura basal diminui na época da ovulação.
V) A ovulação ocorre no momento em que a progesterona atinge seu nível máximo.
Está(ão) correta(s), apenas:
a) I, II, V.b) II, III e IV. c) I e II. d) I e III.e) II, III e V.
Resposta: C