“Liguei na sexta-feira passada [para o MEC] peguntando sobre a convocação e me falaram que ninguém tinha sido chamado ainda. Mas sei de gente que já recebeu o aviso.” Vítor Ussui, estudante que terá de fazer novamente o exame| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Outro lado

Convocação vai até sexta-feira

Os cerca de 2,8 mil alunos que terão direito a fazer uma nova prova do Enem no dia 15 começaram, na semana passada, a ser contatados pelo Ministério da Educação (MEC) via e-mail, telefone ou mensagem no celular. Os alunos que ainda não foram convocados terão de esperar, segundo a assessoria de imprensa do MEC. O prazo para que todos recebam os avisos e sejam convocados para a nova prova termina nesta sexta-feria, dia 10.

Depois de contatados, esses alunos devem receber o cartão de confirmação de inscrição com o local onde farão a prova. O MEC não pretende divulgar uma lista com o nome de todos os beneficiados.

Para ter direito a fazer o novo exame, o candidato precisa atender a três requisitos: ter recebido a prova amarela de sábado com erro de impressão, ter tido seu caso registrado em ata e não ter recebido novo caderno de prova. (BB, com Folhapress)

CARREGANDO :)

Faltando uma semana para a nova edição de 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vários estudantes ainda não foram convocados pelo Ministério da Educação (MEC) para refazer as provas. Proble­mas de impressão na versão amarela do Enem, encontrados no primeiro dia do exame (6 de novembro), levaram o MEC a remarcar os testes de Ciências Humanas e Ciências da Nature­za para 15 de dezembro. De acordo com o ministério, cerca de 2,8 mil estudantes tiveram problemas registrados em ata no dia do exame e seriam contatados por e-mail, telefone ou telegrama.

A incerteza está deixando Vítor Ussui, de 18 anos, bastante apreensivo. Ele recebeu o caderno amarelo com erros e ainda não foi convocado pelo MEC para fazer a nova prova. "Eu não sei se o fiscal de sala registrou meu problema em ata. Não me avisaram nada no dia, mas espero que eles tenham deixado por escrito minhas reclamações", afirma. O estudante tentou entrar em contato com o MEC por um formulário na internet, mas recebeu como resposta um pedido para que aguardasse a convocação. "Liguei na sexta-feira passada peguntando sobre a convocação e me falaram que ninguém tinha sido chamado ainda. Mas sei de gente que já recebeu o aviso", conta.

Publicidade

Gustavo Hartmann Neto, de 18 anos, também está na expectativa de ser chamado ainda nesta semana. Ele conta que não sabe por que ainda não foi convocado, uma vez que suas reclamações foram registradas em ata. "Estou esperando an­­sioso. O fiscal de sala registrou meus problemas e eu assinei a ata", afirma. Para Hart­mann Neto, a certeza de que os problemas constam na ata alivia o nervosismo. Mesmo assim, ele diz que está preocupado. "Espero que mandem este aviso logo e não deixem para a última hora. Vou precisar me preparar novamente para fazer a prova e também conferir o ensalamento", afirma.

Caso não seja chamado, Hart­mann Neto pretende levar o caso adiante e entrar na Justiça com um pedido para refazer a prova. "O erro não foi meu, tenho de ir atrás dos meus direitos. Pretendo usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa do [Programa Universidade Para Todos] ProUni. Se eu não passar no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai ser fundamental ter uma boa nota no exame, para ter chance de entrar em outra faculdade", afirma.

Ussui também espera as notas do Enem para disputar uma vaga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A UTFPR selecionará todos os novos alunos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica candidatos à instituições públicas exclusivamente pelas notas no exame. "Não consegui saber se fui bem, porque minha prova está toda errada, não tenho como comparar com o gabarito. Com uma boa nota no Enem, terei mais chances de conseguir uma vaga na universidade pelo Sisu", conta.