Entre 24 e 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo, acontece o campeonato de Baja SAE projetado por estudantes de engenharia mecânica. São alunos de 59 instituições de ensino superior de 14 estados , inclusive do Paraná, que participam da competição As equipes trabalharam dentro das instituições para viabilizar os 67 carros que enfrentarão o barro de Piracicaba. No final, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil no campeonato do Kansas, ainda este ano, nos EUA, onde participam mais de 90 times de diferentes países.
A competição nacional desafia os estudantes a projetarem, buscarem patrocínios e construírem carros para uso fora de estrada exclusivamente para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Na lista de provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra cheia de obstáculos e muito barro.
Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes.