O resultado do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná foi divulgado ontem e levou centenas de estudantes para a comemoração. Foram aprovados 5.236 candidatos, 5.016 em caráter definitivo e 220 passaram à terceira fase, destinada a cursos que têm processo seletivo estendido. As matrículas devem ser feitas entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, de acordo com o cronograma divulgado no Guia do Candidato.
A maioria dos candidatos aprovados na Federal mora no Paraná e 62% residem em Curitiba. Para o reitor da instituição, Zaki Akel Sobrinho, isso mostra que a UFPR vem cumprindo o papel de beneficiar os paranaenses. Os homens são 50,5% e 68% dos vestibulandos vão completar, no máximo, 20 anos em 2011. 61% dos calouros têm renda familiar inferior a R$ 3,3 mil por mês, o que, segundo o reitor, acaba com a ideia de universidade elitista. As aulas começam no dia 28 de fevereiro.
Para Ana Flávia Machado a divulgação do resultado teve um gosto diferente. Ela foi aprovada em primeiro lugar no curso de Medicina, o mais concorrido da UFPR. A história dela mostra que, quando o assunto é vestibular, não se pode desistir na primeira derrota. No processo seletivo passado não foi aprovada. Passou o ano de 2010 estudando 9 horas por dia e acertou 73 das 80 questões na primeira fase. "Às vezes a gente pensa que está estudando demais, mas vale a pena."
Festa
Assim que o reitor homologou o resultado do vestibular 2011, pouco depois das 14 horas, os exemplares da edição extra da Gazeta do Povo com os nomes dos aprovados foram distribuídos na tradicional festa da Praça Carlos Gomes. Quem comandou o palco montado na Rua Monsenhor Celso foi a banda Punkake, formada só por mulheres, que depois do resultado acabou dividindo o espaço com os calouros que pagaram suas promessas em plena praça.
Enquanto alguns raspavam a cabeça, outros cantavam ou mandavam seus recados para os amigos. Mesmo aqueles que não subiram no palco não deixaram de soltar o grito e comemorar. "Eu trabalhava de dia para estudar de noite. Eu, que era super baladeira, não saí nenhuma vez durante o período de estudos para me dedicar ao máximo", disse Larissa Rahneier de Souza, 20 anos, que passou em Direito.
A festa também tomou conta do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, que teve banho de lama e shows com bandas de rock e samba. Além das famílias, os vestibulandos festejaram com professores de diversos cursinhos da capital que estavam no local.
Chance extra
Se muitos comemoravam, outros choravam por não terem conseguido a tão sonhada vaga. Felipe Casagrande, candidato de Engenharia Mecânica, acredita que o que impediu sua aprovação foram as provas de Português e Produção de Textos. "Esse é meu ponto fraco. Acredito que estas foram as minhas notas mais baixas".
Para ele e outros vestibulandos, porém, ainda resta uma chance de entrar na UFPR, já que a instituição oferece 524 vagas pelo Sisu, que classifica estudantes para instituições públicas de todo o país com base na nota do Enem 2010.
As inscrições para a primeira edição de 2011 do Sisu poderão ser feitas entre domingo e terça-feira, sempre das 6 horas às 23h59, no site do sistema (http://sisu.mec.gov.br). São ofertadas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior e cada estudante pode escolher duas opções de cursos para tentar aprovação. No Paraná, além da UFPR participam do processo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O resultado da primeira das três chamadas será divulgado no dia 22 de janeiro.
Serviço:
Leia mais sobre a festa e as matrículas no site. A lista completa com o nome dos aprovados está publicada nesta edição, em um encarte especial.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast