A Lei do Estágio
A feira da UFPR vai ofertar vagas de estágio e treinamento. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), que terá um estande na feira, o estágio é caracterizado por um contrato que contempla os estudantes até se formarem. Já os trainees normalmente são estudantes do último ano ou recém-formados, de acordo com a demanda da empresa.
Os estágios seguem a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. É ela que regulamenta, entre outras questões, a carga horária. Por exemplo: os estudantes de ensino superior e educação profissional de nível médio não podem ultrapassar seis horas diárias. Eles têm direito ao recesso remunerado de trinta dias após 12 meses de estágio ou proporcional ao período estagiado.
O tempo máximo de estágio é de dois anos e o número máximo de estagiários que uma empresa pode ter varia conforme o número de empregados. Para empresas que têm de um até cinco funcionários é permitido ter apenas um estagiário. Já empresas que tenham mais de 25, o porcentual máximo não pode ultrapassar os 20%.
Confira o cronograma de palestras*:
Dia 2613h30: palestra de abertura com a psicóloga Giovana Tessaro Desenvolvimento profissional e sucesso na carreira14h30: Spaipa**18h: GVT**19h: Totvs**
Dia 2713h30: Bain & Company**14h30: Cinq Technologies**15h: Processo seletivo Bain & Company18h: AmBev**19h: Bunge**
* Programa sujeito a alterações.
** As palestras serão ministradas por profissionais das empresas e o foco são as oportunidades de carreira na organização.
Encontrar um estágio, se inscrever em um programa de trainee e fazer bons contatos com empresas nacionais e multinacionais de destaque. Essas são algumas das oportunidades que os universitários terão nesta quinta e sexta-feira, dias em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove a terceira edição da Feira de Estágios e Trainees. A entrada é gratuita e aberta aos estudantes de todas as faculdades.
Neste ano, cerca de 20 empresas ofertarão vagas de estágio e programas de treinamento em várias áreas, como alimentação, tecnologia, telecomunicações, consultoria, comunicação e varejo. A expectativa é que 4 mil estudantes passem pelos estandes nos dois dias de evento. Rafael Fraletti, da JR Consultoria, empresa dirigida por alunos da UFPR que é idealizadora e organizadora da feira, comenta que esta é a oportunidade de conseguir uma colocação remunerada, já que "a empresa vem para dentro da universidade". Outra vantagem é que todas elas estarão reunidas em um só lugar. Para as companhias, Fraletti diz que há a vantagem de ter o contato direto com o estudante, o que permite contratar "as melhores cabeças", afirma.
O estudante Alexandre Amorim foi um dos que conseguiu um estágio graças à feira da UFPR. "Em 2008, quando eu ainda estava na JR, tive o primeiro contato com as empresas. No ano passado, por causa deste contato, consegui o estágio", diz. Ele conta que ficou quatro meses na Kraft Foods. "Apesar do pouco tempo, considerei a experiência muita boa. Entendi toda a complexidade de uma multinacional. Não há como chegar nem perto dessa experiência apenas na sala de aula".
Com a bagagem cultural e profissional conseguida no estágio ele resolveu abrir o próprio negócio, comprovando a vocação empreendedora desta nova geração de profissionais.
Junto com o colega Luiz Hamilton Ribas, que também estagiou em um banco com contatos feitos na feira, ele abriu uma associação que une escolas especiais gratuitas e empresas parceiras que queiram investir em responsabilidade social.
Programação
Além das vagas de estágio e treinamentos, no local os estudantes e recém-formados poderão participar da palestra de abertura, que será realizada no dia 26, às 13h30, com a psicóloga Giovana Tessaro, que irá falar sobre desenvolvimento profissional e sucesso na carreira. Além disso contarão com palestras organizadas pelas próprias empresas e poderão participar de processos seletivos que, porventura, elas estiverem realizando. Os estudantes universitários poderão ainda cadastrar o seu currículo em um banco de dados no www.trajetoriaufpr.com.br. No ano passado, mais de mil currículos foram cadastrados.
Empresas também saem ganhando
Para as empresas também é importante contar com estagiários e trainees em seu quadro de pessoal. Thiago Porto, gerente de Desenvolvimento de Gente da Ambev (que estará presente na Feira), diz que a companhia procura reconhecer e atrair jovens talentos cada vez mais cedo. "Mantemos ações de aproximação com os universitários. O programa de trainee, por exemplo, está completando 20 anos de existência. A edição 2010 contou com mais de 60 mil inscritos e as inscrições para a edição 2011 vão até o dia 7 de setembro".
Serviço:Feira de Estágios e Trainee da Universidade Federal do Paraná (UFPR), dias 26 e 27 de agosto, das 11 h às 21 h, no saguão do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Av. Lothário Meissner, 632 Jardim Botânico). Entrada gratuita.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião