O clima é de contagem regressiva para milhares de vestibas que farão provas neste fim de semana. Só em Curitiba, quatro instituições aplicam seus processos seletivos. No sábado, 19, é dia de vestibular na Universidade Positivo (UP). Domingo é a vez da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) e da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Neste dia, o Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também realiza sua segunda etapa, em Matinhos. Ao todo, 7.295 vagas estão em jogo.
O candidato de Engenharia Ambiental Felipe Bertazzoni Arrais, 18 anos, é um dos que pretendem garantir a entrada na faculdade já na metade do ano. Ele, que vai encarar seu primeiro vestibular, está tranquilo para a prova da UP. "Não acho que será moleza, mas confio no que estudei e penso que dá para passar, por isso não estou nervoso. Se for aprovado vou fazer matrícula, mas ainda tentarei vaga na Universidade Federal do Paraná", conta. Embora as provas variem muito de acordo com a instituição, algumas dicas são gerais. Conter a ansiedade, como está fazendo Felipe, é a primeira delas. Confira outras.
Local de prova
Para se dar bem na prova o primeiro cuidado é ... chegar até ela. Pode até parecer bobagem, mas muitos estudantes acabam perdendo o horário por falta de atenção ou de planejamento. Ir ao local um dia antes, para saber quanto tempo leva o trajeto, é importante. Se você for de ônibus, é fundamental ficar atento aos horários, que nos fins de semana são especiais. E vale lembrar que em dia de vestibular o trânsito nos arredores dos locais de prova costuma ficar mais complicado. Fique atento ao horário do fechamento dos portões e programe-se para chegar pelo menos uma hora antes. Não se esqueça de que algumas instituições são grandes e o deslocamento entre a entrada e a sala de prova pode levar alguns (preciosos) minutos.
Alimentação
Saco vazio não para em pé, já diz o ditado. Mas isso não significa que você precisa comer como se o mundo fosse acabar. Se as provas forem pela manhã, nada de um café pesado, com ovos, bolos e guloseimas. "Frutas ou alimentos leves são ideais. O mesmo vale para provas depois do almoço. O estudante que come uma feijoada terá sono e não conseguirá fazer uma boa prova", diz o coordenador pedagógico do Curso Dom Bosco, Heliomar Rodrigues Pereira.
Véspera
Todo mundo sabe que não dá para aprender em poucas horas o que não foi estudado em meses, por isso não adianta ler feito louco um dia antes da prova. Porém, se você quiser dar uma revisada antes, uma boa forma é ouvir as dicas dadas pelos cursinhos na véspera da prova ou, se estuda sozinho, passar o olho no conteúdo sobre o qual tem mais dúvidas. Passar a noite estudando está fora de cogitação. "É importante ter uma boa noite de sono para ir para o exame descansado, mas também não adianta mudar radicalmente os horários, deitar bem antes do que está acostumado. O estudante não conseguirá dormir antes, o que só aumentará a ansiedade", diz a diretora pedagógica do Curso Apogeu, Izabel Quiles Garre Fujita.
Na hora H
Chegada a tão esperada hora, respire fundo para oxigenar o cérebro e controlar o nervosismo. Aquelas conversas com os colegas minutos antes de entrar em sala são saudáveis, desde que sejam apenas para trocar algumas ideias, não para estudar, explica Izabel. Pereira afirma que a confiança é fundamental. Acreditar em você mesmo e no que sabe garante que você responda às questões com mais certeza e que tudo que viu em sala de aula volte à memória aos poucos.