Os gabaritos e provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) serão divulgados na terça-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova, aplicada neste domingo (21) a universitários, foi realizada sem registro de ocorrências graves, de acordo com o instituto.
Pelo Twitter, estudantes reclamaram que as provas foram longas e cansativas. A participação no Enade é obrigatória a todos os convocados, cerca de 650 mil estudantes. O estudante não é obrigado a pontuar.
As áreas avaliadas foram agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.
As provas tiveram dez questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Diferente dos últimos anos, quando a prova era elaborada por uma emprsa ou consórcio, o exame deste domingo foi coordenado diretamente pelo Inep, a partir de um banco de questões elaboradas por professores de instituições de ensino superior