• Carregando...

Internet

Conheça os endereços eletrônicos de revistas e jornais que podem ajudar no estudo para as provas

Inglês

Time Magazine: www.time.com/time

Newsweek: www.newsweek.com

Popular Science: www.popsci.com

Espanhol

El País: www.elpais.com

La Nacion: www.lanacion.com.ar

Você já escolheu a língua estrangeira que enfrentará nas provas do final do ano? Embora a opção por um segundo idioma seja feita apenas durante as inscrições para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), daqui a alguns meses, a preparação leva tempo e deve começar junto com o estudo das outras disciplinas. "Alguns alunos vêm falar comigo, perguntando se devem fazer prova de Inglês ou Espanhol. Dizem que não sabem nada de espanhol e alguma coisa de inglês. Aconselho a assistirem às aulas das duas disciplinas nas primeiras semanas do cursinho, para verem com qual língua se sentem mais confortáveis", recomenda o professor de Inglês Floriano Guerios, do Curso Positivo.

Apesar de serem Inglês e Espanhol as únicas opções do Enem e as mais procuradas nos vestibulares, algumas instituições oferecem provas de outros idiomas. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), por exemplo, há o francês. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), os candidatos podem optar também pelo alemão, francês ou italiano. Em todos os casos, é necessário ter conhecimento suficiente da língua estrangeira para compreender textos jornalísticos, publicitários, literários e de divulgação científica.

Como acontece em outras universidades, as questões da UFPR avaliam o conhecimento instrumental da língua escolhida. O objetivo é verificar se o candidato compreende a ideia geral e os principais pontos de vista apresentados nos textos, e se identifica as relações entre os diferentes fragmentos. "Os exercícios são mais de interpretação, mas às vezes caem questões gramaticais incluídas nos textos. A prova pode pedir, por exemplo, para que o aluno substitua uma determinada palavra do texto por um pronome", afirma o professor de Inglês Carlos Eduardo Balduino, do Curso e Colégio Expoente.

Peso

Tratada com indiferença por muitos estudantes, a prova de língua estrangeira pode ser determinante no vestibular da Federal. A professora de Espanhol Inêz Gaias, do Positivo, lembra que as questões valem 10% da nota da primeira fase. Das 80 perguntas de múltipla escolha, oito são de língua estrangeira. A primeira etapa traz ainda 18 questões de Português e nove de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e Historia. No ano passado, a língua estrangeira também passou a cair no Enem. Segundo Inêz, foram cobradas cinco questões de língua estrangeira dentro da prova de Linguagens, que trouxe 45 perguntas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]