Concorrência
Veja o índice parcial de candidados/vaga no Sisu nas universidades paranaenses:
UFPR
> 18.510 inscritos
> 524 vagas oferecidas em 85 cursos
> 47,5 candidatos/vaga
> Curso mais concorrido: Direito noturno (169 candidatos/vaga)
UTFPR
> 22.038 inscritos
> 3.150 vagas oferecidas em 82 cursos
> 14,4 candidatos/vaga
> Curso mais concorrido: Arquitetura e urbanismo (54 candidatos/vaga)
IFPR
> 1.753 inscritos
> 220 vagas oferecidas em 5 cursos
> 15,49 candidatos/vaga
> Curso mais concorrido: Bacharelado em Ciências Contábeis (25 candidatos/vaga)
Rio de Janeiro - A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou a prorrogação das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até quarta-feira, mas apenas para candidatos daquele estado. O prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) terminava às 23h59 de ontem. Cabe recurso da decisão. A liminar foi baseada em legislação que limita a abrangência da decisão para a região em que se originou a ação. O Ministério Público deve entrar hoje com um pedido para que a decisão tenha validade em todo o país.
Em seu despacho, o juiz Alberto Nogueira Júnior aponta para o risco de sobrecarga do sistema no último dia e lembra as falhas enfrentadas pelos estudantes dificuldade no acesso ao site e vazamento de dados de candidatos.
O Ministério da Educação (MEC) afirmou que estuda como cumprir a decisão da Justiça. "O Sisu não consegue isolar apenas os estudantes daquele estado. Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional'', afirmou o MEC.
O último dia de inscrições para o Sisu foi marcado novamente por problemas. Matheus Nistal, de 19 anos, só conseguiu acessar sua senha e, portanto, inscrever-se no Sisu no fim da tarde de ontem, quando faltavam cinco horas para o fim do processo. "Fiquei tentando a semana inteira. Tentei ligar para o MEC, mas a ligação ficava ruim, a atendente não me ouvia. E recebi e-mails de protocolos que não eram meus", diz o estudante, que tenta uma vaga de Engenharia da Computação.
De acordo com o calendário do MEC, o resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (24 de janeiro) e as matrículas devem ser feitas na própria instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. As outras chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro. O aluno aprovado em sua primeira opção de curso é retirado do sistema automaticamente e se não fizer a matrícula na instituição na qual foi selecionado, perde a vaga. Já o aluno selecionado em sua segunda opção pode permanecer no sistema e ser chamado para as chamadas seguintes.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião