• Carregando...
Câmpus da Universidade Tecnológica em Curitiba: instituição oferece 3.354 vagas no Paraná | Diego Pisante/ Gazeta do Povo
Câmpus da Universidade Tecnológica em Curitiba: instituição oferece 3.354 vagas no Paraná| Foto: Diego Pisante/ Gazeta do Povo

Passo a passo

Conheça alguns detalhes do processo de inscrição no Sisu:

Ao se inscrever, é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha usada no Enem. Não é cobrada nenhuma taxa.

O candidato pode selecionar até duas opções de curso e tem a chance de alterar as escolhas conforme as chances de aprovação. Todos os dias, às 2 horas, o sistema atualiza a nota de corte de cada curso (pontuação mínima para conseguir uma vaga).

Cada instituição tem a possibilidade de adotar algum tipo de política afirmativa. Cabe ao candidato definir se participará do sistema de cotas.

Na classificação, cada curso pode adotar um modelo de seleção próprio. Um curso de Direito, por exemplo, pode dar mais peso à nota de Ciências Humanas.

Se o candidato não for selecionado para sua primeira opção de curso (nem na segunda chamada), ele pode entrar em uma lista de espera.

Fonte: MEC.

Interessados em concorrer a uma das 30.548 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre – em 56 instituições de ensino superior públicas do Brasil – têm até as 23h59 de sexta-feira (22 de junho) para se inscrever pela internet (sisu.mec.gov.br). O processo começou nesta semana e até as 8 horas de ontem havia recebido 621.902 inscrições de 321.166 candidatos. Com cerca de 35 mil inscrições, o Paraná responde por 5,63% do total de registros.

Por outro lado, as vagas nas instituições paranaenses representam 11,1% do total de oportunidades disponíveis. No estado, somente a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) participam desta edição do Sisu. Ao todo, são 3.354 vagas em 85 cursos de 11 câmpus da UTFPR e 40 vagas em Ciências Contábeis no câmpus Curitiba do IFPR. Na Tecnológica, 50% das vagas são reservadas às cotas sociais, destinadas a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que abre espaço para que estudantes de todo o país concorram a vagas de ensino superior em instituições públicas de qualquer região brasileira. Para participar dessa edição, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, sem ter zerado na prova de Redação.

Até a manhã de ontem, o Rio de Janeiro era o estado que havia registrado o maior número de inscrições: 151.210. Em seguida estavam Ceará (85.133), Minas Gerais (83.859), Maranhão (44.484) e Bahia (41.883).

Sobrecarga

Por volta das 16h30 de ontem, quem tentou encontrar informações sobre vagas da UTFPR no portal do Sisu teve acesso a uma mensagem avisando que a página estava indisponível. De acordo com a assessoria do MEC, o incidente foi ocasionado por uma sobrecarga no sistema. O problema não teria prejudicado candidatos que preenchiam suas inscrições naquele momento. A falha foi normalizada em menos de uma hora.

Inscrição do Enem deve ser paga até hoje

Os candidatos inscritos no Enem de 2012 têm até hoje para pagar a inscrição, de R$ 35. De acordo com o MEC, quase 4 milhões dos 6,4 milhões de inscritos estão isentos do pagamento. Fazem parte desse grupo os alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública e os candidatos de baixa renda que tiveram a solicitação de carência aprovada.

Os candidatos não isentos devem imprimir o boleto no próprio site do Enem e pagá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil. Quem perder o prazo tem a inscrição cancelada. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Além de ser condição para a inscrição no Sisu, o exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]