Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Inscrição no Sisu é tímida no Paraná

Câmpus da Universidade Tecnológica em Curitiba: instituição oferece 3.354 vagas no Paraná | Diego Pisante/ Gazeta do Povo
Câmpus da Universidade Tecnológica em Curitiba: instituição oferece 3.354 vagas no Paraná (Foto: Diego Pisante/ Gazeta do Povo)

Interessados em concorrer a uma das 30.548 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre – em 56 instituições de ensino superior públicas do Brasil – têm até as 23h59 de sexta-feira (22 de junho) para se inscrever pela internet (sisu.mec.gov.br). O processo começou nesta semana e até as 8 horas de ontem havia recebido 621.902 inscrições de 321.166 candidatos. Com cerca de 35 mil inscrições, o Paraná responde por 5,63% do total de registros.

Por outro lado, as vagas nas instituições paranaenses representam 11,1% do total de oportunidades disponíveis. No estado, somente a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) participam desta edição do Sisu. Ao todo, são 3.354 vagas em 85 cursos de 11 câmpus da UTFPR e 40 vagas em Ciências Contábeis no câmpus Curitiba do IFPR. Na Tecnológica, 50% das vagas são reservadas às cotas sociais, destinadas a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que abre espaço para que estudantes de todo o país concorram a vagas de ensino superior em instituições públicas de qualquer região brasileira. Para participar dessa edição, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, sem ter zerado na prova de Redação.

Até a manhã de ontem, o Rio de Janeiro era o estado que havia registrado o maior número de inscrições: 151.210. Em seguida estavam Ceará (85.133), Minas Gerais (83.859), Maranhão (44.484) e Bahia (41.883).

Sobrecarga

Por volta das 16h30 de ontem, quem tentou encontrar informações sobre vagas da UTFPR no portal do Sisu teve acesso a uma mensagem avisando que a página estava indisponível. De acordo com a assessoria do MEC, o incidente foi ocasionado por uma sobrecarga no sistema. O problema não teria prejudicado candidatos que preenchiam suas inscrições naquele momento. A falha foi normalizada em menos de uma hora.

Inscrição do Enem deve ser paga até hoje

Os candidatos inscritos no Enem de 2012 têm até hoje para pagar a inscrição, de R$ 35. De acordo com o MEC, quase 4 milhões dos 6,4 milhões de inscritos estão isentos do pagamento. Fazem parte desse grupo os alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública e os candidatos de baixa renda que tiveram a solicitação de carência aprovada.

Os candidatos não isentos devem imprimir o boleto no próprio site do Enem e pagá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil. Quem perder o prazo tem a inscrição cancelada. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Além de ser condição para a inscrição no Sisu, o exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.