Termina hoje o prazo de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, no www.enem.inep.gov.br. Pela primeira vez, será obrigatório que o estudante informe o número do seu CPF. Segundo o Ministério da Educação (MEC), não será aceito que o candidato use o número do documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.
Segundo o MEC, o próprio sistema de inscrição vai impedir que participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal.
Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal. O custo para a emissão é de R$ 5,50. Em no mínimo 15 e no máximo 30 dias o CPF chegará à sua casa.
Como não é preciso ter o CPF impresso, apenas o número do documento, ainda dá tempo de solicitá-lo para participar das inscrições. "O número do CPF sai no dia seguinte ao do pedido, no site da Receita Federal [www.receita.fazenda.gov.br]. O estudante também pode voltar à Caixa para pegá-lo", afirma Airton Malanski, gerente de atendimento de uma das unidades da Caixa Econômica em Curitiba.
A taxa de inscrição custa R$ 35. Estudantes que cursam o 3.º ano em escola pública são isentos. Outros candidatos interessados na isenção poderão fazer o pedido assinando declaração de carência.
As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol. No primeiro dia, as provas serão de Ciências da Natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No dia 7, os candidatos serão avaliados em Matemática e Linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.