Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fique atento: as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que seleciona estudantes para preencher vagas em instituições públicas de ensino de todo o país utilizando a nota do Enem devem ser feitas entre os dias 16 e 18 de janeiro.
Nesta primeira rodada de 2011, serão 83.125 vagas ofertadas em todo o país e a lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 22 de janeiro.
No Paraná os estudantes contarão com 3.894 vagas, distribuídas entre as três instituições de ensino superior que participam do processo. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que adota o Sisu como critério único para para seleção de novos alunos, 82 cursos espalhados por 12 cidades do estado ofertam 3.150 vagas, metade delas destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, que podem se inscrever como cotistas.
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), serão 524 vagas em 85 cursos: 308 de concorrência geral;108 para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas; e 108 para candidatos negros. Além disso, o desempenho do Enem também será usado para compor 10% da nota final dos estudantes no vestibular convencional, que tem resultado previsto para ser divulgado no dia 14.
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também conta apenas com o Sisu para a seleção dos cursos de graduação. Serão oferecidas 220 vagas em Curitiba (Tecnólogo em Gestão Pública e Bacharelado em Ciências Contábeis), Londrina (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Paranaguá (tecnólogo em Manutenção Industrial e Licenciatura em Física).
Como funciona
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, pelo site http://sisu.mec.gov.br. Ao se inscrever você poderá optar por dois cursos, mas deverá sinalizar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrição as opções podem ser alteradas (caso você perceba que sua nota não é suficiente para a aprovação), mas cada alteração invalida a anterior.
Se você for aprovado na primeira opção, seu nome será automaticamente retirado do sistema e, caso não efetive sua matrícula, perderá a vaga. Se for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos cursos escolhidos, você poderá permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Ao fim das três chamadas, se ainda houver vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.
Você ainda tem dúvidas em relação ao Sisu? Envie para vestibular@gazetadopovo.com.br. Elas serão esclarecidas em uma matéria especial.