O balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) ao meio-dia desta quinta-feira (20) indica que foram feitas 1,7 milhão de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo termina às 23h59 desta quinta-feira (20).
Segundo o MEC, 918.479 candidatos haviam feito as inscrições (um candidato pode optar por até duas opções de cursos e instituições, configurando mais de uma inscrição) para uma das 83.125 vagas oferecidas em instituições públicas de educação superior. O número supera a marca de 793 mil candidatos inscritos em 2009. O MEC espera terminar o prazo com mais de 1 milhão inscritos.
De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.
Ações na Justiça
Três ações na Justiça do Ceará e de Pernambuco pedem a revisão das provas do Enem, que são usadas para a definição das vagas no SiSU, e a consequente suspensão do sistema de seleção. No Rio, uma estudante obteve liminar na Justiça Federal para ter acesso à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Muitos estudantes questionam ainda o fato de terem a segunda prova do Enem anulada. Segundo o Inep, no primeiro dia de prova foram eliminadas 6.006 pessoas, sendo que, destas, 4.595 foram eliminadas por não marcar o tipo de prova ou marcar mais de um tipo. No segundo dia foram eliminados 14.848 candidatos, sendo 13.562 eliminados por não marcar o tipo de prova ou marcar mais de um tipo.
Os demais casos de eliminação ocorreram por não cumprimento de outros itens do Edital, tais como: eliminado por sair do ambiente de prova antes do horário previsto ou ultrapassar o tempo de prova; eliminado por porte de equipamento eletrônico; eliminado por não apresentar documento original válido; eliminado por levar consigo material de prova antes do horário permitido.
Limitador de tempo
Estudantes reclamaram de dificuldades para acessar o sistema. Além disso, muitos alunos chegaram a entrar na página de outros inscritos. O MEC anunciou que fez uma manutenção no sistema.
O MEC criou um limitador de tempo de acesso ao site do SiSU. Com a mudança, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Após esse período, a área de inscrição fechará e o estudante terá de começar tudo de novo.
Além disso, se a página ficar aberta sem movimentação por dez minutos, será fechada automaticamente. O MEC disse que, com a medida, pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição.
O site tem capacidade de 50 mil inscrições por hora. O MEC explica que, quando o número limite é superado, ocorre a tendência de lentidão. Por isso, recomenda que as simulações sejam feitas antes do login na área de inscrições.
Vagas
Pelo sistema, os estudantes podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010.
Lista de espera
Os candidatos não aprovados em sua primeira opção, em nenhuma das três chamadas, poderão constar da lista de espera do SiSU, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado.
Esta lista de espera não vai considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no SiSU. O uso da lista de espera do SiSU para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
1) Maior nota obtida na redação;
2) Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
3) Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
4) Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
5) Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias;
O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia