O Tribunal Regional Federal (TRF) deferiu nesta sexta-feira (21) o pedido feito pela Advocacia Geral da União (AGU), em favor do Ministério da Educação, para suspender a liminar que prorrogava as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até o dia 26 de janeiro aos estudantes do estado do Rio de Janeiro. Com a decisão, o MEC não precisará mais reabrir o Sisu. As inscrições foram encerradas às 23h59 desta quinta-feira (20).
A decisão de prorrogar as inscrições do Sisu foi proferida pelo juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta.
Em nota, o Ministério da Educação informou na noite desta quinta que estudaria uma forma de cumprir a decisão judicial, já que pelo sistema é impossível isolar somente os estudantes fluminenses. Ainda, segundo o ministério, ao isolar somente os candidatos do Rio de Janeiro estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que a disputa por vagas é nacional e envolve estudantes de todos os estados da federação.
As inscrições do Sisu foram encerradas às 23h59 desta quinta. O sistema recebeu mais de dois milhões de inscrições de estudantes que buscam vagas em universidades públicas.
Pelo sistema, os estudantes concorrem a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.