São Bernardo: o que se verá no palco poderá ser bem diferente do que traz o livro.| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Outra lista

Além de fazer parte das listas da UFPR e da UniBrasil, o livro São Bernardo será cobrado pela UFPR Litoral, que tem provas no meio do ano.

CARREGANDO :)

Atenção

Vale, mas não substitui a leitura

Diferentemente de Anjo Negro, São Bernardo é um romance, que foi adaptado para o teatro. O que o estudante verá nos palcos, portanto, pode ser bem diferente do que encontrará no livro. "Trata-se de uma longa narrativa, e não de uma peça teatral. Logo, são necessárias várias adaptações para que o texto se enquadre em tal formato, inclusive uma redução das ações. Normalmente, em casos assim, nem sempre a ordem de encenação é a mesma da narração", afirma o professor Fábio Bettes.

Leia a matéria completa

Cena de Anjo Negro, de Nelson Rodrigues.
Atriz interpreta Virgínia, de Anjo Negro: sexualidade direciona as ações dos personagens.

O Festival de Curitiba está aí e pode ser uma boa oportunidade para os estudantes fixarem de forma descontraída o enredo de livros de vestibular. Duas obras de literatura que serão cobradas no processo seletivo 2012 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no vestibular de inverno das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) estão na programação do festival, que começou no dia 29 de março e vai até 10 de abril na capital paranaense. Serão encenados os livros São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Anjo Negro, de Nelson Rodrigues.

Publicidade

Como Anjo Negro é um livro de literatura dramática, escrito justamente para ser encenado, a peça pode ajudar bastante na preparação para o vestibular, afirma o professor de Literatura Ênio José Ditterich, dos cursos Dom Bosco e Unificado. "É a oportunidade de o estudante conhecer a parte cênica do texto, as técnicas de expressão teatral", diz. Por outro lado, embora Anjo Negro seja uma peça teatral de fato (o que garante maior aproximação entre texto e encenação) o professor Fábio Bettes, do Curso Positivo, lembra que os diretores podem dar a sua contribuição ao texto, com acréscimos ou omissões. Em outras palavras, a peça não precisa necessariamente ser fiel à obra e não substitui a leitura do livro.

Para Ênio, também é importante que o estudante conheça as características artísticas de Nelson Rodrigues e o contexto literário em que a peça foi escrita. O professor explica que Anjo Negro contém uma visão altamente freudiana, em que a sexua­lidade direciona a vida e as ações dos personagens. Além disso, os vestibulandos devem saber que Nelson Rodrigues representa um divisor de águas. "Até ele, o teatro brasileiro era basicamente uma reprodução do teatro europeu e norte-americano. Ele seguia a linha convencional de histórias narradas cronologicamente. A partir de Nelson Ro­­drigues passamos a ter flashbacks e cenas paralelas ocorrendo", exemplifica.

Interatividade

Você pretende assistir às peças? Depois de vê-las, escreva para o vestibular@gazetadopovo.com.br contando o que achou e como elas ajudaram na sua preparação. Participe!