Mesmo com os problemas de acesso no site, até o meio-dia desta segunda-feira mais o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já havia recebido 500 mil inscrições. O número representa 15% do total de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. O curso mais concorrido, segundo os dados do Ministério da Educação (MEC), é Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE), que até o início da manhã tinha 7.680 inscrições registradas.
O segundo curso mais procurado pelos estudantes era o de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC (6.495 inscritos), seguido por Medicina e Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que contavam com 3.786 e 3.724 inscrições. Entre as instituições mais procuradas, em primeiro lugar aparece a UFCE, seguida pela UFRJ, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Prazo prorrogado
O MEC anunciou nesta segunda-feira (17) que o prazo final para inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi prorrogado para as 23h59 de quinta-feira (20). O prazo original terminaria nesta terça-feira (18). Muitos estudantes relataram problemas para acessar o sistema.
Além disso, por uma decisão judicial, as vagas do SiSU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi estendida para alunos da rede pública de todo o país, não apenas do estado fluminense.
Limitador de tempo
O MEC criou um limitador ao tempo de acesso ao site do Sisu. Com a mudança, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Se a página ficar aberta, sem movimentação, será fechada em dez minutos. O MEC disse que com a medida pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição.
O MEC explica que quando o número limite é superado, ocorre a tendência de lentidão e recomenda que as simulações sejam feitas no hot site e o acesso à página de inscrição, somente quando o aluno já tiver definido as suas opções.
Pelo sistema, os estudantes podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.
Desde domingo, estudantes relataram dificuldade para acessar o sistema. Segundo o MEC, o motivo foi a alta procura simultânea. O ministério afirmou que iria reforçar o sistema para que ficasse mais rápido nesta segunda-feira.
O ministério garantiu que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 serão carregadas automaticamente no sistema, após o estudante se logar, mesmo no caso daqueles alunos que não conseguiram visualizar a pontuação.
Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010. A primeira lista de aprovados será divulgada em 22 de janeiro.
Lista de espera
Os candidatos não aprovados em sua primeira opção, em nenhuma das três chamadas, poderão constar da lista de espera do SiSU, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado. Esta lista de espera não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no SiSU. O uso da lista de espera do SiSU para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:1) Maior nota obtida na redação;2) Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;3) Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;4) Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;5) Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias;
O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.