Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agenda apertada

Malabarismo para driblar a concorrência

Camila Cequinel e Matias Donoso, malabaristas 
da Companhia TripCirco | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Camila Cequinel e Matias Donoso, malabaristas da Companhia TripCirco (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)
José Henrique Sitta Krawulski, vestibulando que quer vaga no ITA |

1 de 1

José Henrique Sitta Krawulski, vestibulando que quer vaga no ITA

Estudo diário, pilhas de apostilas e dezenas de simulados. A lista de desafios em ano de vestibular, que não é nada pequena, pode se tornar ainda maior quando o estudante decide fazer dois, três ou até mais processos seletivos.

Para aumentar as chances de aprovação, alguns candidatos caem na estrada e fazem malabarismo para conciliar todas as datas e reunir o dinheiro das inscrições, das viagens e da hospedagem.

Foi assim com José Henrique Sit­­ta Krawulski, 17 anos, no ano passado. Ele terminou as provas do Ins­­tituto Tecnológico da Aero­ná­u­tica (ITA) numa sexta-feira ao meio-dia. No sábado, estava em Joinville para o vestibular da Universidade Fe­­de­­ral de Santa Catarina (UFSC). "Emendei qua­­tro dias do ITA com três da UFSC. No final estava esgotado", conta. An­­tes disso, ele havia feito o Enem e a pro­­va da Universidade Federal do Pa­­raná (UFPR). "Quanto mais vestibulares eu faço, mais tranquilo fico. E aumento as minhas opções de escolha depois do resultado", afirma.

Não são apenas os estudantes daqui que se arriscam Brasil afora. Para se ter uma ideia, 43,7% dos candidatos do último vestibular da UFPR não moravam em Curitiba. Deste total, 27,33% eram do interior do Paraná ou de municípios da região metropolitana e 16,4% de outros estados.

Para Henrique, a estratégia deu certo. Ele passou em Engenharia Mecânica na UFPR e em Engenharia da Mobilidade na UFSC, mas resolveu voltar para o cursinho em busca do sonho de estudar no ITA. "Foi importante, porque vi aonde cheguei e aonde posso chegar. O vestibular do ITA é muito concorrido, é bom saber que tenho outras possibilidades", avalia o estudante, que neste ano vai repetir a maratona.

Candidata de Design Gráfico, Giovana Marrone, 17 anos, também pretende prestar vestibular longe de casa. Ao todo, serão seis universidades em quatro estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. "Estou tentando estudar com a maior variedade possível de exercícios. Nos sites das universidades, eu pego as questões que caíram nos anos anteriores." A estudante conta que não terá tantos gastos com hospedagem, porque ficará na casa de amigos e parentes. Ela também tem planos para economizar com o transporte.

"Provavelmente vou de ônibus ou pegarei carona, porque sempre tem alguém que vai prestar no mesmo lugar. Podemos fazer uma caravana ou algo do gênero."

Despesas

Para bancar os gastos com inscrições, alimentação, hotel e combustível, a família de Henrique precisará abrir mão de passeios e da viagem de fim de ano. Segundo sua mãe, Maria Helena, esse será o segundo ano de sacrifícios para ajudar o filho. "Deixamos de fazer algumas coisas, porque sabemos que precisamos contar com esse dinheiro", diz. Clóvis Alberto Bertolini de Pinho, 17 anos, prestou vestibular na UEPG no meio do ano e calcula que gastou mais ou menos R$ 400. "Só de inscrição paguei R$ 90", afirma. No final do ano, ele prestará vestibular para Direito na UFPR, na Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e no Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba).

Enem

Com a criação do Sisu, sistema eletrônico do MEC que seleciona candidatos a instituições públicas pela nota do Enem, mesmo os candidatos que não têm condições de viajar podem disputar vagas em outros estados. Mas só é possível fazer apenas duas opções de curso ou instituição, por ordem de preferência.

Mais trabalho

Como os formatos das seleções é distinto, o estudante que presta vestibular em vários lugares também precisar dominar como cada tema será cobrado. Além disso, as listas de livros de literatura normalmente são diferentes.

Manual do Candidato

O Manual do Candidato é o melhor amigo dos vestibulandos. Nele estão todas as informações sobre calendário de inscrições, datas das provas, horários dos exames e conteúdos que serão cobrados. Portanto, leia-o do início ao fim.

Facilidade

Para facilitar o acesso as suas provas, algumas universidades realizam o processo seletivo simultaneamente em vários municípios. No ano passado, as provas da USP e do ITA foram aplicadas também em Curitiba.

Vai encarar uma maratona de provas no fim do ano? Conte para o Vestibular!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.