UTFPR é a instituição mais procurada do Sul

No Paraná, três instituições participaram da primeira rodada de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ofertando um total de 3.894 vagas. A que mais oferece vagas é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – 3.150 em 82 cursos espalhados por 12 cidades –, instituição que conta também com o maior número de inscrições. Escolhida por 41.779 candidatos, a UTFPR teve 60.687 inscrições, o que a colocou no 9.º lugar do ranking das mais procuradas do Brasil. Entre as instituições do Sul, é a que mais tem candidatos.

O curso mais concorrido foi o de Arquitetura e Urbanismo, com 55,84 candidatos por vaga, seguido do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, que teve 52,41 estudantes disputando cada vaga. Quanto às notas de corte, a mais alta foi registrada no curso de Engenharia Civil: 758,58.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ofertou 524 vagas pelo Sisu, cerca de 10% do total da instituição, e contou com 25.825 inscritos. No Instituto Federal do Paraná (IFPR), 4.328 pessoas se inscreveram para as 220 vagas oferecidas em cinco cursos.

CARREGANDO :)

As matrícula dos quase 83 mil selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em instituições de ensino superior públicas de todo o país seguem até o dia 31 de janeiro, segunda-feira, segundo o calendário estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, as datas podem variar de acordo com o edital de cada instituição, o que exige uma dose extra de cuidado por parte dos estudantes.

Publicidade

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, as matrículas dos 524 aprovados pelo sistema foram encerradas na quinta-feira mesmo (27), às 16 horas. De acordo com a instituição, o prazo foi adaptado para não comprometer o registro acadêmico dos classificados no processo seletivo tradicional, que tem início no dia 31.

O período de matrículas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e no Instituto Federal do Paraná (IFPR) é mais extenso – vai até a próxima segunda-feira –, mas como cada curso tem data e horário específicos de matrícula é fundamental que os calouros verifiquem os editais, para não perderem a vaga. Os editais podem ser acessados nos sites www.utfpr.edu.br e www.ifpr.edu.br. Além dos cronogramas, o candidato encontra no site outras informações relevantes, como a documentação necessária para efetuar a matrícula.

Primeira chamada

A lista com os nomes dos 82.949 aprovados pelo sistema, que classifica os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi divulgada no último domingo. No momento da inscrição, os estudantes podiam marcar dois cursos, um como primeira e outro como segunda opção. Os que foram aprovados em primeira opção e não fizerem a matrícula saem do sistema. Já os que foram aprovados na segunda opção, caso não façam a matrícula, voltam a concorrer às vagas que não forem preenchidas na primeira convocação.

Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro. Se após estas chamadas ainda houver vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Para fazer parte da lista, porém, é necessário se inscrever pelo site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Publicidade