O Ministério da Educação adiou o início das inscrições no Fundo de Garantia do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para 31 de janeiro. A data estava marcada para segunda-feira (17). Dezenas de estudantes reclamam que aguardam a abertura das inscrições, já que não têm como pagar as mensalidades das instituições de ensino superior sem o financiamento.
O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação Superior (Sesu) do MEC, o adiamento ocorreu devido à prorrogação das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Além dos estudantes que farão o pedido de financiamento pela primeira vez, estudantes que precisam renovar o financiamento com alterações de dados também terão de esperar até 31 de janeiro para fazer a mudança no site do Fies, segundo o MEC. Após o pedido do Fies, o financiamento sai em cerca de 30 dias, de acordo com o ministério.