Vagas remanescentes serão preenchidas por novo sistema de convocação
Durante a coletiva de imprensa que antecedeu a divulgação do resultado, o reitor Zaki Akel Sobrinho explicou a mudança que deve ocorrer nas próximas chamadas, para o preenchimento de vagas remanescentes. Dessa vez, o número de candidatos convocados será o triplo do número de vagas restantes em cada curso. Nos anos anteriores, a quantia de convocados a cada chamada era igual ao número de vagas disponíveis, mas por conta de frequentes faltas à convocação, era preciso fazer várias chamadas complementares para concluir o preenchimento.
"Queremos mais agilidade no preenchimento de vagas, por isso houve a mudança", disse o reitor. Pelo novo sistema, que já é aplicado em outras universidades federais, se um curso tiver cinco vagas remanescentes, 15 candidatos serão convocados a comparecer, mas as vagas serão ocupadas pelos cinco mais bem classificados no processo seletivo que estiverem presentes na data e local definidos pela convocação. Assim, como explicita o edital, a convocação do candidato não assegura direito a vaga.
Estão previstas três chamadas para preenchimento de vagas remanescentes. O edital da primeira convocação será publicado no dia 14 de fevereiro, o segundo no dia 28 de fevereiro e o terceiro em 25 de agosto.
Jornalismo e Publicidade
As seis vagas do curso de Jornalismo e outras seis do curso de Publicidade e Propaganda, que ficaram de fora do Sistema Único de Seleção (SiSU), serão disponibilizadas aos candidatos na chamada nominal do dia 14 de fevereiro, garantiu Akel Sobrinho. Segundo o reitor, o Ministério da Educação informou oficialmente a universidade, no dia 08 de janeiro, sobre a revogação da suspensão dos vestibulares desses cursos, que teria impedido a inclusão das vagas no SiSU.
Em dezembro, o MEC ordenou a suspensão depois que os dois cursos ficaram abaixo da média em duas avaliações consecutivas (2009 e 2012) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que leva em conta o desempenho dos alunos e o corpo docente das graduações.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira a relação dos 4.641 aprovados no vestibular 2013/2014. Para a surpresa de muitos, as maiores notas do exame não foram obtidas por candidatos dos cursos de Medicina ou Direito, mas sim por calouros das engenharias. Para animar a festa do resultado, a Gazeta do Povo promoveu uma comemoração colorida na Praça Carlos Gomes, com a distribuição de tinta em pó aos aprovados. No campus Agrárias da UFPR, a celebração foi com o clássico banho de lama.
Veja aqui a lista dos aprovados.
Cerca de 14 mil candidatos disputaram a 2ª fase do vestibular. Entre os aprovados, 87% reside no estado, sendo que 62% é de Curitiba e Região Metropolitana. Embora Medicina tenha sido o curso mais concorrido, o candidato com maior desempenho foi Carlos Eduardo Motta Carvalho Filho, do curso de Engenharia Mecânica. O calouro obteve 848,565 pontos. O ranking das maiores notas é seguido por aprovados nos cursos de Engenharia Civil (845,966), Engenharia Elétrica (830,966) e Engenharia Química (802,270).
O resultado foi intensamente comemorada por Ana Maria Deminciano, de 17 anos (foto no último slide, abaixo). Depois de cursar todo o ensino fundamental em escola pública, as constantes notas altas lhe garantiram uma bolsa com 100% de gratuidade para estudar o ensino médio do Colégio Sesc São José. Sem fazer cursinho, e prestando vestibular pela primeira vez, Ana Maria acaba de conquistar uma vaga no curso de Agronomia. "Eu tive de estudar muito, todos os dias, principalmente em casa. E o resultado está aí", disse a caloura, exibindo a roupa enlameada depois da festa no campus Agrárias.
Entre os aprovados que comemoravam a classificação na Carlos Gomes estava Rita de Cássia Moreira dos Santos, 18 anos. Aprovada em Pedagogia, ela festejava com amigas. "A festa está ótima. A sensação de passar é inexplicável", disse a jovem, que prestou o vestibular pela segunda vez e estudou por conta.
Igor Gouveia, 31 anos, também estava coberto de tinta em pó. Aprovado em Zootecnia, ele diz que desta vez concluirá a graduação. "Não estudei muito, mas estava confiante", afirmou.
Matrícula
Os aprovados devem comparecer ao Núcleo de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd-NAA) entre os dias 27 e 31 de janeiro, conforme o calendário presente no Guia do Candidato. Entre os documentos necessários para fazer a matrícula estão cópias autenticadas do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar, da certidão de nascimento ou casamento e do RG.
SiSU
Outra alternativa para ingressar na Federal é participar do processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa o desempenho dos alunos no Enem 2013 como quesito de classificação e está com as inscrições abertas até sexta-feira (10). A UFPR oferece 1.664 vagas em 94 cursos espalhados pelos câmpus de Curitiba, Pontal do Paraná, Palotina e Jandaia do Sul.
O vestibular da UFPR teve um total de 53.543 inscritos, incluindo treineiros e candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Na primeira etapa do concurso, 5.243 pessoas (9,79%) não compareceram. Ao todo, 14.087 pessoas foram convocadas para as provas da segunda fase do vestibular, aplicadas nos dias 1.º e 2 de dezembro. Destes, 1.626 (11,54%) faltaram aos exames.
Festa do resultado
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião