O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação registrou, até o meio-dia desta terça-feira (10), as inscrições de 1.314.505 candidatos a vagas em instituições públicas de educação superior. Como o estudante tem direito a fazer pelo menos duas opções de curso, o total de inscrições, desde a zero hora de sábado, 7, chegou a 2.539.679.
Entre as unidades da Federação com maior número de inscritos, a liderança está com o Rio de Janeiro: 312.083 candidatos até as 12 horas. Na sequência vêm Minas Gerais, 276.216; São Paulo, 217.131; Ceará, 189.139; Rio Grande do Sul, 174.008; Bahia, 153.815 e Pernambuco, 141.355.
Inscrição
Os candidatos que concorrem as 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de educação superior que aderiram ao Sisu devem fazer a inscrição até as 23h59 do dia 12 próximo. Podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota diferente de zero na redação.
Ao se inscrever, o estudante pode assinalar duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele pode mudar essas opções com base na nota de corte, mas cada alteração invalidará a opção anterior. O sistema funcionará de forma ininterrupta. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.
O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
A inscrição deve ser feita na página do Sisu na internet. É necessário informar o número da inscrição e a senha usados no Enem em caso de esquecimento da senha, é possível recuperá-la na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Resultados
A lista dos selecionados na primeira chamada será divulgada no dia 15 próximo, com prazo para matrícula entre os dias 19 e 20. O cronograma completo também está na página eletrônica do Sisu.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast