Conheça os detalhes sobre o Enem 2010 e a seleção que usará a nota do exame:
ANTES DA PROVA
Cartão de inscrição
O cartão de confirmação da inscrição, com data, hora e local de prova, deveria ter chegado à casa do candidato até 25 de outubro. Quem não tiver recebido o documento deve entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) pelo telefone 0800-616161. As informações também estão disponíveis na página de acompanhamento da inscrição (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao).
Local do exame
O município foi escolhido pelo candidato durante a inscrição e não pode ser alterado. Também não é possível mudar o local das provas, que foi definido de acordo com o endereço do aluno.
Língua Estrangeira
O candidato optou por uma das duas Línguas Estrangeiras que serão cobradas no Enem (Inglês ou Espanhol) no momento da inscrição e não pode mais alterar a sua escolha.
Atendimento especial
Haverá atendimento especial para pessoas com deficiência, pessoas que por motivo religioso guardam os sábados, mulheres amamentando e outras situações. Mas somente serão oferecidas condições diferenciadas para realização da prova para aqueles que, no momento da inscrição, tenham informado a deficiência ou a razão para o atendimento especial, destacando o auxílio necessário. É preciso apresentar documentos que comprovem a situação. Se o estudante tiver um incidente próximo à data do Enem, quebrando o braço, por exemplo, deve comunicar o MEC pelo 0800-616161 ou preencher um formulário pela internet (www.inep.gov.br/institucional/faleconosco.htm).
NO DIA DA PROVA
Calendário
O Enem será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro em todo o Brasil. No dia 6 (sábado), os candidatos resolvem questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13 horas às 17h30. No domingo, haverá provas de Linguagens (incluindo Língua Estrangeira), Matemática e Redação, das 13 horas às 18h30. Nos dois dias do exame, os portões que dão acesso aos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. O Inep recomenda ao candidato chegar ao local uma hora antes do início das provas.
Questões
O Enem trará uma proposta de redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha: Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física); Matemática; Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
O que levar
Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta, cartão de confirmação da inscrição e um documento de identificação original. Serão aceitos documentos como RG, carteira de trabalho e previdência social, passaporte e carteira nacional de habilitação com fotografia. Não serão aceitos como documentos de identificação: certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, carteira de estudante e crachás.
O que não levar
Não será permitida a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, calculadoras e equipamentos eletrônicos, entre eles celular e mp3.
Sem documento
Quem perdeu ou teve o documento de identificação roubado pode participar do exame desde que apresente boletim de ocorrência, emitido há no máximo 90 dias. Se o candidato estiver sem o RG, pode levar um dos outros documentos de identidade aceitos pelo MEC, como carteira de trabalho, passaporte e carteira nacional de habilitação com fotografia.
Caderno de questões
Os candidatos poderão levar o caderno de questões se deixarem a sala após as 17 horas no sábado e depois das 18 horas no domingo.
Cartão-resposta
As capas dos cadernos de questões apresentam cores diferentes. A ordem das questões é diferente em cada modelo, para evitar colas. O candidato deve marcar a cor da sua prova no cartão-resposta e na folha de redação, caso contrário o seu exame será anulado.
Língua Estrangeira
Haverá questões de Inglês e Espanhol na mesma prova, com numerações idênticas e gabaritos distintos. O candidato deve transferir para o cartão-resposta apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no momento da inscrição.
DEPOIS DA PROVA
Gabarito
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página eletrônica do Inep (www.inep.gov.br) até dois dias úteis após a aplicação do Enem. Também pela internet os candidatos poderão acessar os seus resultados individuais.
Sisu
A Secretaria da Educação Superior do MEC prevê para 20 de janeiro de 2011 o início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema eletrônico que classifica candidatos a instituições públicas exclusivamente pela nota do Enem. As informações sobre o Sisu estarão no site do Inep.
Opções
O estudante poderá escolher até duas opções de curso e instituição, por ordem de preferência, e terá a chance de alterá-las até o fim do período de inscrições, quando haverá três chamadas. Quem for aprovado na primeira opção será automaticamente retirado do sistema. Aqueles que forem aprovados na segunda alternativa, mesmo que façam a matrícula na universidade, poderão continuar na disputa por uma vaga na primeira opção.
Quem vai aderir
A relação de cursos e instituições poderá ser conferida pelo candidato no momento da inscrição no Sisu. No Paraná, pelo menos três instituições vão participar do sistema: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). O IFPR e a UTFPR vão preencher todas as suas vagas pelo Sisu. A UFPR vai destinar 10% das vagas em cada curso para o sistema e 90% para o vestibular tradicional. Mesmo quem fizer apenas o vestibular, entretanto, terá de participar do Enem. Assim como no ano passado, a pontuação nas provas objetivas do exame terá peso de 10% na nota final dos candidatos. A Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), por sua vez, selecionará os candidatos pelo Enem, mas não entrará no Sisu. Depois da aplicação do exame, os estudantes terão de se inscrever no site da própria universidade.
Deixe sua opinião