The day after
Se houve a reprovação no TCC, o estudante terá de refazer o trabalho o que pode adiar a colação de grau. A forma como isso acontece varia. No curso de Mecânica da UTFPR, o aluno deve apenas corrigir os erros. Na UP, ele precisa fazer novamente a disciplina e todo o projeto, com novo tema.
Cada instituição e cada curso têm suas próprias regras e orientações para a realização do temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em alguns lugares, o TCC é uma monografia. Em outros, um projeto experimental ou produto. Mas, independentemente da faculdade ou universidade, certas coisas NUNCA devem ser feitas, sob pena de reprovação sim, TCC reprova! O Vestibular da Gazeta do Povo ouviu coordenadores desses trabalhos e elencou os principais motivos de repetência na modalidade
1 - Ter preguiça
A falta de dedicação é o motivo que mais leva os estudantes a reprovarem no TCC, de acordo com professores universitários. "Muitos não levam a sério", explica a professora Priscila Zeni de Sá, que foi coordenadora dos trabalhos de conclusão do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no segundo semestre deste ano. Ela conta que a prática de "empurrar com a barriga" é comum principalmente entre aqueles estudantes que fazem o trabalho final apenas para cumprir um requisito formal do curso.
2 - Plagiar
A cópia de trechos sem citação da fonte também pode reprovar. Ou, pior, é considerada crime pela lei de direitos autorais. Cada instituição tem seus métodos para lidar com quem recorre ao plágio. As punições vão da simples advertência à instauração de processos administrativos. A cópia sempre existiu, mas vem crescendo muito com a popularização da internet, explica a professora Priscila Zeni de Sá. "Além de softwares que podem detectar os trechos copiados, os estudantes muitas vezes esquecem que o mesmo Google que funciona na casa deles funciona na nossa."
3 - Trabalhar demais
O TCC é feito no fim do curso, período em que os estudantes também estão preocupados com a entrada no mercado de trabalho. O excesso de dedicação ao estágio pode prejudicar o desempenho no projeto. "O aluno veste a camisa da empresa e deixa o curso de lado. Ele esquece que ainda é estudante", conta Marco Aurélio de Carvalho, professor responsável pelos trabalhos finais do curso de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Não obedecer às regras
A inadequação ao tema, formato ou a outra especificação também pode deixar o universitário em "maus lençóis". Esse é um problema que reprova mais raramente, já que há um acompanhamento do trabalho pelo orientador. No entanto, conta o professor Marco Aurélio de Carvalho, da UTFPR, isso pode acontecer. "No nosso caso, o aluno defende três vezes o trabalho. A primeira defesa é justamente do plano traçado para o TCC. Algumas reprovações acontecem já nesse momento."
Comprar trabalhos
Outra prática preocupante é usada como saída fácil para o "problema" chamado TCC: a compra de trabalhos prontos ou feitos sob encomenda. O recurso é utilizado principalmente em trabalhos teóricos e é mais difícil de ser detectado do que o plágio. No entanto, mostra sua fragilidade no momento da defesa diante da banca.
Estudar demais
Em algumas universidades públicas, como UFPR e UTFPR, o aluno é o responsável por montar sua grade horária com as disciplinas do curso. Um erro comum é o universitário se sobrecarregar no mesmo período em que desenvolve o trabalho final.
Insuficiência de nota
Por fim, há simplesmente aqueles alunos que não atingem a nota mínima necessária, apesar de muitas vezes terem se esforçado. "O estudante deve mostrar no final que sabe dialogar com as ideias dos autores. Mas alguns não conseguem, seja porque o tema escolhido é complexo demais ou por outros motivos", explica Celso Klammer, coordenador dos trabalhos de Pedagogia e Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo (UP).
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião