Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Sisu| Foto:

Datas

Confira o calendário:

18 de janeiro

- Data limite para as inscrições.

22 de janeiro

- Divulgação da primeira chamada.

25 a 27 de janeiro

- Matrícula da primeira chamada.

1º de fevereiro

- Divulgação da segunda chamada.

3 e 4 de fevereiro:

- Matrícula da segunda chamada.

10 de fevereiro

- Divulgação da terceira chamada.

11 e 14 de fevereiro

- Matrícula da terceira chamada.

11 a 15 de fevereiro

- Preenchimento da declaração de interesse para lista de espera.

CARREGANDO :)

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Uni­­ficada), que seleciona candidatos para ocupar vagas em instituições públicas de todo o país por meio da nota do Enem, estão abertas desde ontem e os estudantes tem até as 23h59 de amanhã para participar. São 83.125 vagas em 83 instituições em todo Brasil, 3.894 delas no Paraná, nas três instituições de ensino que participam do processo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Confira algumas dicas.

Leia os editais

Publicidade

Segundo Jair Almeida, chefe de Departamento de Processos Seletivos da UTFPR, que usa o Sisu como única forma de seleção, o estudante deve ler com atenção o edital da instituição na qual vai concorrer a uma vaga. Informações importantes, como as datas de chamadas, matrículas e até as ações afirmativas, como as cotas, constam no documento. "O edital da nossa instituição está disponível desde dezembro e tem todas as datas, da primeira à décima quinta, se necessário."

Explore o sistema

Aprovado no curso de Comunicação Institucional da UTFPR pelo Sisu no início de 2010, Rafael Gazarrinni, 18 anos, conta que não teve problemas graves com o sistema. No entanto, notou a falta de instruções dentro do site do Sisu. "Achei que depois que você começa a mexer, que se habitua, ele é fácil. O problema é que tem que aprender por você mesmo. Não havia instruções dentro do sistema."

Acompanhe as chamadas

É muito importante acompanhar todas as chamadas, tanto do MEC quanto das instituições, mesmo que o curso para o qual concorreu a uma vaga não apareça nas chamadas complementares há algum tempo. "Pode acontecer de vagas voltarem a ser divulgadas, em razão de alguma desistência ou algo parecido. Por isso, é bom acompanhar do começo ao fim", explica Almeida.

Publicidade

Fique de olho na data de matrícula

Cada chamada tem uma data de matrícula específica. Portanto, é bom ficar de olho na sua para não perder a vaga. Caso o candidato seja aprovado na primeira opção de curso e não faça o registro na instituição para a qual foi selecionado, ele perde a vaga e sai do sistema.

Participe da lista de espera

Se o estudante não foi convocado em nenhuma das três chamadas do MEC ele deve entrar novamente no site e fazer a Declaração de Interesse para a lista de espera. O cadastro nessa lista não é automático e depende de inscrição. É com base nesta lista que as instituições realizam, de forma independente, as suas chamadas subsequentes.