Para cerca de 480 alunos que devem ser aprovados na segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o processo seletivo ainda não terá acabado. Eles são candidatos dos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, que têm processo seletivo estendido.
Na terceira fase, os inscritos serão avaliados durante o primeiro semestre da faculdade e é necessário esforço extra para enfrentar mais alguns meses de estudos e avaliações.
Nos três cursos, os candidatos precisam frequentar as aulas, fazer as avaliações e serem aprovados em duas disciplinas obrigatórias da grade curricular: Funções e Geometria Analítica. De acordo com Alexandre Trovon, professor do Departamento de Matemática da UFPR, a necessidade de fazer o processo seletivo estendido vem da falta de preparo dos candidatos, que muitas vezes não conseguiam se adaptar ao ritmo da universidade. "Nosso objetivo é ajudar para que esta transição entre o ensino médio e o curso superior seja feita de uma forma mais madura e segura", explica.Para Rodolfo Aguilera Fuentes, de 23 anos, aluno de Matemática Industrial, esta é uma boa maneira de selecionar os melhores.
"Por serem cursos com uma concorrência menor, tem muita gente que só quer passar no vestibular e não tem um real interesse pela área. Com esse processo estendido só entram os candidatos que realmente vão se dedicar", afirma. Ele conta que sua turma começou com mais de cem alunos e no final do processo de avaliação restaram apenas 40. "Quem não se identifica acaba desistindo logo nas primeiras provas".
Trovon explica que as duas disciplinas obrigatórias para os candidatos no primeiro semestre trazem conteúdos do ensino médio de maneira mais aprofundada, inseridos num contexto universitário. Rodolfo conta que, para ele, a disciplina de Funções foi tranquila, mas Geometria Analítica foi mais complicada pois era um conteúdo que ele não havia aprendido no ensino médio. "Na primeira prova eu quase zerei, então tive que estudar mais para recuperar a nota e ser aprovado", conta.
Cada disciplina tem como nota máxima 110 e para os alunos serem aprovados precisam tirar uma nota maior do que 50. Geralmente cada professora aplica três provas durante o semestre para chegar à média final. A classificação final dos candidatos é feita com a soma das notas obtidas por ele nas três fases do vestibular.
Dificilmente os alunos que chegam até o fim do semestre e se dedicam não entram para o curso, pois a desistência acaba sendo grande. Ele explica ainda que o aluno deve ser aprovado nas duas disciplinas e, caso isso não aconteça, ele não poderá continuar no curso. Se no ano seguinte ele prestar o vestibular novamente para uma das três opções de graduação, deverá cursar as matérias do processo estendido novamente quando passar nas duas fases do vestibular. "Não há equivalência das disciplinas se ele já tiver cursado, pois a avaliação ao longo do semestre faz parte do processo de seleção", afirma.