Quais serão os critérios de correção da Redação? Qual será o peso da ortografia? Quanto valerá a Redação? O mecanismo de correção das provas, o TRI, continuará o mesmo?

CARREGANDO :)

Daymon Franklin Conceição, 20 anos, em enquete feita pelo Vestibular no Curso Dom Bosco.

Segundo o professor Marlus Geronasso, contratado no ano passado como corretor de redações do Enem, são avaliadas cinco competências: 1) domínio da norma culta da língua; 2) adequação ao tema e ao gênero textual exigidos; 3) seleção e organização de argumentos; 4) capacidade de desenvolvimento desses argumentos; 5) apresentação de uma solução para o problema. Todos os itens têm o mesmo peso na correção. A Redação vale mil pontos, mesmo valor das outras quatro provas do exame: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. As questões objetivas serão corrigidas novamente pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia em que as questões mais difíceis valem mais.

Publicidade

Gostaria de saber se vou ter de levar o (questionário) socioeconômico.

Carlos Rafael Silva – pelo site do Vestibular.

Neste ano, o questionário socioeconômico esteve disponível exclusivamente no sistema de inscrição on-line e o seu preenchimento era obrigatório para concluir o processo. Logo, os inscritos já prestaram as informações pertinentes e não precisam levar o questionário no dia da prova.

Os candidatos que disputarem uma vaga da UFPR pelo Enem terão de fazer a segunda fase do vestibular?

Ana Caroline Stella, 17 anos, candidata de Engenharia Civil.

Publicidade

Não. Quem quiser concorrer a uma vaga na UFPR apenas pelo Sisu não precisa fazer o vestibular (nem a primeira nem a segunda fase). Mas participar do processo seletivo tradicional aumenta as chances de aprovação, já que apenas 10% das vagas de cada curso serão preenchidas pela nota do Enem.

Quero cursar Arquitetura e Urbanismo na UTFPR. Em qual edital sairá a lista de universidades em que poderei ingressar com a minha nota do Enem? Onde vejo as datas de inscrições? Devo fazer a minha inscrição imediatamente, pois alguém poderá pegar a minha vaga?

Daphne Zen – por e-mail

A UTFPR é uma das instituições federais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema eletrônico do MEC que classifica os candidatos exclusivamente pela nota do Enem. As inscrições para o processo seletivo da UTFPR, portanto, devem ser feitas pelo Sisu e não pelo site da universidade. Segundo a Secretaria de Educação Superior do MEC, a previsão é de que as inscrições para o Sisu comecem em 20 de janeiro de 2011. Dentro do sistema, o estudante encontrará os cursos e as instituições participantes. A seleção será feita pela nota do Enem e não pela ordem de inscrição.

Vim de escola pública e gostaria de saber se haverá cotas sociais dentro dos 10% que a UFPR vai destinar ao Sisu. Além disso, como neste ano o Enem terá Língua Estrangeira, queria saber se o número total de questões será o mesmo.

Publicidade

Guilherme Kaique de Barros, 17 anos, em enquete feita pelo Vestibular no Curso Dom Bosco.

Assim como no vestibular tradicional, parte das vagas da UFPR preenchidas pela nota do Enem será destinada a cotistas raciais e sociais (alunos que fizeram o ensino fundamental e o médio em escola pública). A relação das vagas ofertadas para cada modalidade está no Guia do Candidato da universidade, nas páginas 9 e 10. O Guia pode ser acessado pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br). Das 108 vagas do curso de Engenharia Química, por exemplo, 19 serão ofertadas para cotistas sociais do vestibular tradicional e 2 para os alunos do Sisu que vieram de escolas públicas. E o exame continua tendo o mesmo número de questões.

Gostaria de saber se o Enem ainda vale como entrada para o ProUni.

Andressa Caroline Foggiatto – pelo site do Vestibular.

Sim, a nota obtida no exame continua sendo utilizada para selecionar candidatos a bolsas de estudos parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar ao ProUni referente ao primeiro semestre de 2011, é preciso tirar no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do Enem de 2010. As inscrições para a edição 2011 do programa devem começar apenas no início do próximo ano.

Publicidade