• Carregando...

Livro que reúne poesias do grande autor barroco Gregório de Matos, organizadas por José Miguel Wisnik.

Assista à análise em vídeo, feita pelo professor João Amálio Ribas

Gregório de Matos participa do Barroco, período literário que vai de 1601 a 1768. O Barroco convive com a Contra-Reforma, época em que a Igreja reage à reforma protestante de Lutero.

Existem duas visões antagônicas nesse período. De um lado, a Igreja Católica, com uma visão teocêntrica em que Deus é considerado o centro do Universo. Da outra parte, estão os pensadores do fim do Renascimento que ainda tinham influência sobre a sociedade e propagavam o antropocentrismo, ou seja, a primazia do humanismo. A arte barroca nasce do conflito dessas duas visões.

Gregório de Matos viveu na Bahia, no início da época colonial brasileira, e consegue retratar todas essas dualidades vividas pelo homem barroco.

No autor é possível encontrar uma vertente religiosa e sacra, outra satírica e mundana e uma terceira, a lírica. As três são contempladas no livro Poemas Escolhidos.

Poesia sacraGregório de Matos aparece contrito, arrependido das suas faltas.

Poesia satíricaEm alguns poemas, o poeta faz uma crítica contundente aos problemas da sociedade da época, a pessoas de todas as classes sociais. Em outros, mais sensuais, faz uso de termos obscenos. Por isso, o autor recebeu o apelido de "Boca do Inferno".

Poesia líricaÉ a de menor interesse. O autor faz homenagem às suas musas.

LinguagemGregório abusa de paradoxos e antíteses, de aproximações de ideias opostas, de sinestesias, da linguagem rebuscada e complexa e de inversões sintáticas.Fonte: João Amálio Ribas, professor em Curitiba do Acesso e do Bom Jesus e, em Ponta Grossa, dos colégios Marista e Sagrada Família.

Livros UFPR 2011/2012 | 7:24

Livro que reúne poesias do grande autor barroco Gregório de Matos, organizadas por José Miguel Wisnik. Assista à análise do professor João Amalio Ribas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]