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Atualidades

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O que o terremoto no Japão, a guerra civil na Líbia e a visita do presidente Barack Obama ao Brasil têm em comum? E os acontecimentos políticos? Resposta: o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esses são alguns exemplos de assuntos que viraram manchete em 2011 e podem ganhar destaque também nos processos seletivos.

Não dá para negar a importância das atualidades nas provas. Por isso, é fundamental acompanhar o noticiário na televisão, além de ler revistas, sites e jornais. "Temos de pensar que as pessoas devem ser formadas como um todo e não apenas de acordo com o interesse específico em uma área do conhecimento. Se estivermos alheios ao que está acontecendo, dificilmente conseguiremos nos inserir como cidadãos no nosso dia a dia", afirma o coordenador do Nú­­cleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Raul Von der Heyde.

Segundo ele, o vestibular da UFPR traz questões para testar o quão atento está o estudante em relação ao que está acontecendo. O mesmo acontece no Enem e nos principais vestibulares do país. Os temas da atualidade podem aparecer de várias formas: em questões de interpretação de textos extraídos de jornais e revistas; em charges (como as que ilustram esta matéria); como forma de contextualizar exercícios da área de Exatas; relacionados a conteúdos de Humanas ou Bioló­gicas; e nos temas das redações.

Se nas questões de interpretação de texto nem sempre é preciso conhecer previamente o assunto para encontrar a resposta correta, nas redações é fundamental estar bem-informado. "Normalmente os textos de apoio para a produção das redações trazem assuntos que tiveram destaque durante o ano. Se você pegar uma pessoa que não acompanha o noticiário, ela vai simplesmente reproduzir o que está nesses textos", afirma Raul.

Além de mostrar os fatos do dia a dia, jornais e revistas trazem artigos com diferentes opiniões sobre os acontecimentos. Conhecer vários pontos de vista enriquece os argumentos sobre o assunto e ajuda na hora da redação. Estar por dentro das discussões também facilita a interpretação de charges, ilustrações que fazem referência a notícias publicadas recentemente.

Segundo o diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, as atualidades aparecem mais nas questões de Português, História e Geografia, o que não significa que o estudante possa dispensar os conteúdos do ensino médio. "Aparecem conceitos que o estudante viu nas aulas de Geografia, mas adaptados a um fato atual", explica. Por outro lado, ele lembra que os aspectos técnicos relacionados a um acontecimento também podem ser informados nas matérias jornalísticas. "É como se o aluno recordasse o conteúdo da disciplina ao ler as notícias", diz.

Nas provas de Química, Física e Matemática, o diretor afirma que quase não existem correlações importantes com os fatos do cotidiano. Ele explica que há algumas tentativas de contextualização dos conteúdos, mas que as informações adicionais não são necessárias para responder aos exercícios. "É mais uma informação que o aluno tem que ler e que não tem nenhuma finalidade prática", diz.

Como se preparar

É provável que você esteja se perguntando: entre tantas notícias, como identificar os assuntos mais relevantes? De acordo com os professores ouvidos pelo Vestibular, os estudantes devem dar atenção aos temas que ganharam destaque na imprensa, independentemente do caderno em que apareceram. "O que podemos dizer é que as universidades buscam um aluno globalizado, capaz de interpretar o mundo que o cerca", afirma o diretor do Curso Dom Bosco, Luiz Octávio Stocco.

É importante cultivar desde agora o hábito de ler jornal, pois os elaboradores das provas muitas vezes se baseiam em matérias publicadas meses antes do concurso. "As provas são elaboradas de março para frente. Temos até o final de outubro para incluir algo mais importante que aconteça", afirma o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR.

Os diretores do Positivo e do Dom Bosco sugerem que o estudante use o domingo para se atualizar. Uma dica de Stocco para que o aluno identifique os temas de maior destaque na semana é ler as páginas de opinião dos jornais – no caso da Gazeta do Povo, as páginas 2 e 3. "Lá estão os assuntos de repercussão local, regional e nacional. O aluno deve ler, escolher um dos temas e fazer um redação. Depois pode mostrar para o professor na segunda-feira", recomenda.

Veja como estar antenado com as notícias facilitaria a elaboração dessa dissertação da prova do Enem 2010 aplicada nos presídios:

Questão

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da língua portuguesa, sobre o tema Ajuda Humanitária, apresentando experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Comitê de Ajuda Humanitária da UEPB treina voluntários para atuar junto às vítimas de Palmares

Quinta, 01 de julho de 2010 16:19

Na manhã desta quinta-feira, cerca de 50 pessoas, entre alunos e professores da Universidade Estadual da Paraíba, participaram do 1º Treinamento de Equipe Multidisciplinar para Atuação em Situação de Emergência, oferecido pelo Comitê de Ajuda Humanitária, Social e da Saúde, criado recentemente pela Instituição. A primeira atividade da equipe terá início já neste domingo, data em que viajarão para a cidade de Palmares (AL), onde permanecerão por uma semana, para oferecer apoio humanitário aos moradores daquela localidade, uma das tantas atingidas pelas chuvas e enchentes que assolaram os estados de Pernambuco e Alagoas nas últimas semanas.

Disponível em: http://www.uepb.edu.br. Acesso em: 23 ago. 2010 (adaptado).

Terremoto no Haiti

Redes Sociais da Internet foram o principal meio de comunicação

14/01/2010 00:01h

Durante todo o dia de ontem, a Internet foi o principal meio usado pelo Haiti para se comunicar com o mundo. Mensagens ao exterior foram encaminhadas por estrangeiros no país e por moradores locais. Apesar da instabilidade na rede – os sistemas de luz e telefone também estavam intermitentes –, os sites de relacionamento foram usados para acalmar familiares e clamar por auxílio internacional. No Brasil, usuários do Twitter divulgavam a ação da ONG Viva Rio, que abriu uma conta para receber doações aos desabrigados no Haiti. (OT, com Agência Estado)

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010.

Comentário do professor Marlus Geronasso, que participou da correção do Enem 2010:

Como apoio argumentativo, três excertos foram usados, um destacando a criação de um comitê na UEPB, outro enfatizando as atividades virtuais, pois as redes sociais foram efetivas no apoio às dificuldades causadas pelo terremoto no Haiti. O último, com o apontamento das problemáticas ocasionadas pelas enchentes no Rio de Janeiro, demonstra a possibilidade do encaminhamento de recursos às vítimas.

Esses fragmentos ajudariam a sustentar "os conhecimentos construídos ao longo da sua formação". Textos que corrigi com características mais críticas quanto à distribuição dos recursos sob fiscalização eficiente e o controle das regiões nas quais os problemas atmosféricos podem ocorrer se mostraram consistentes, em particular no atendimento da proposta temática e na conquista integral da competência do Enem, o encaminhamento de uma Proposta de Ação Social.

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