Atenção às datas do Sisu
18/01 a 22/01 - Matrícula da 1ª chamada
28/01 - Resultado da 2ª chamada
28/01 a 08/02 - Prazo para participar da Lista de Espera
01/02 a 05/02 - Matrícula da 2ª chamada
18/02 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data
UFPR e UTFPR publicam regras do Sisu
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) já divulgaram os editais específicos com as normas que regem a escolha de candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Na UTFPR, o Sisu é a única forma de ingresso na instituição. Na UFPR, são reservadas 10% das vagas de graduação para o Sistema, com exceção dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Música, Estatística, Matemática e Matemática Industrial.
Das vagas oferecidas pelo Sisu, 40% serão destinadas a cotas, conforme a Lei 12.711 de 2012.
Para mais informações, acesse o site do site do Núcleo de Concursos da UFPR e da UTFPR.
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser consultado na página do programa, nas instituições participantes e na central de atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161. Os convocados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 deste mês. A segunda chamada será divulgada no próximo dia 28, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro.
Ao todo, 1.949.958 inscritos disputaram as 129.319 vagas em 3.752 cursos. No Paraná, são 4.285 aprovados em 192 cursos de três instituições, espalhadas em 16 cidades.
Na primeira edição deste ano do Sisu, participaram 101 instituições públicas de educação superior. De acordo com o MEC, houve um crescimento de 11% em relação ao ano passado, quando o sistema registrou 1.757.399 inscritos.
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos obedece à seguinte ordem de critérios: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota obtida na prova de matemática; maior nota obtida na prova de ciências da natureza; maior nota obtida na prova de ciências humanas.
Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda terão mais uma chance. Os alunos podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Para isso, precisa manifestar, no site do programa, seu interesse, acessando o boletim do candidato e clicando no ícone que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.
A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou este mês a bolsa assistência estudantil. O valor de R$ 400 é uma das formas encontradas pelo governo para garantir a permanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. A medida está prevista para entrar em vigor em maio deste ano.
O benefício será concedido aos alunos de cursos com duração diária acima de cinco horas e ainda depende da aprovação do Orçamento no Congresso Nacional. Terão direito garantido à assistência os alunos aprovados no Sisu, por meio de cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais