No total, 15.093 estudantes foram aprovados na primeira fase realizada em 13 de novembro e devem participar desta segunda etapa| Foto: Felipe Rosa/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Ocorreu sem grandes problemas a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A centésima edição do concurso foi aplicado nesse domingo (13), das 14h às 19h, em 29 locais em Curitiba e dois em Palotina, no Oeste do Paraná. Cerca de 10% dos inscritos não compareceram. A lista de aprovados deve sair em 30 de novembro.

CARREGANDO :)

>>> A universidade divulgou o gabarito às 20h50 da noite. Confira aqui.

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), local com a maior concentração de candidatos - aproximadamente 10 mil pessoas - os estudantes foram recebidos pelo grupo de samba Medbloco, formada por alunos do curso de Medicina da UFPR. A animação serviu para descontrair a tensão de vários candidatos.

Publicidade

"Eu dancei para desestressar. É a terceira vez que tento vestibular", disse Ruth Bianca Von Krüger, 18 anos, antes dos portões se fecharem. Ela tenta uma vaga no curso de Medicina.

Prova

A prova dividiu a opinião dos professores de cursos preparatórios. O professor de Física do Curso Positivo Euler de Freitas ficou decepcionado com o excesso de perguntas envolvendo cálculos. Das nove questões da prova de Física, sete exigiam a resolução de equações. "A Federal vinha avançando num modelo diferente, valorizando os conceitos. Dessa vez houve um retrocesso", lamenta.

Já o professor de História Daniel Medeiro, do mesmo curso, elogiou a distribuição de assuntos, os enunciados curtos e a linguagem acessível. "Equilibraram muito bem os temas de história clássicos e os acontecimentos atuais de grande relevância, como as revoltas árabes", diz.

Ausências

Publicidade

Ao todo, cerca de 50 mil estudantes fizeram 80 questões objetivas de múltipla escolha, sendo nove questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História; oito de Língua estrangeira; e 18 de Língua Portuguesa.

Durante a coletiva de imprensa realizada às 16h, no campus Agrárias, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, informou que 5.068 candidatos faltaram nessa primeira fase. O número foi superior ao do ano passado, quando 3.764 pessoas não compareceram, uma abstenção de 8,6%.

Apesar dos cuidados com a segurança, Akel Sobrinho disse ainda que quatro candidatos foram eliminados por tentar usar o celular durante a prova.

Resultados

Com o anúncio do resultado da primeira fase previsto para o final de novembro, entre 16 e 17 mil pessoas devem ser aprovadas para a segunda fase, que vai ser realizada nos dias 11 e 12 de dezembro.

Publicidade

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a universidade espera que o Ministério da Educação divulgue o resultado até 4 de janeiro para poder anunciar a lista final de aprovados também nos primeiros dias de 2012. A UFPR oferece 5.616 vagas em 96 cursos de graduação – 5.087 serão preenchidas com o vestibular e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu).