No próximo domingo (30), mais de 25 mil candidatos começam a concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na primeira fase do Vestibular 2012. A coordenação do teste informou que haverá um aumento no número de ônibus do transporte coletivo nas linhas de maior fluxo, como a 305 e 307 que tem destino o campus da UEL.
Para evitar transtornos no dia da prova, a coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, professora Elaine Mateus, orienta os candidatos a chegarem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. "Esse é um dia importante, por isso, os pais e responsáveis pelos candidatos devem orientá-los a chegarem com antecedência e evitar transtornos. Teremos o apoio da Polícia Militar e da CMTU, na organização do trânsito, mas inevitavelmente haverá pontos de congestionamento".
O campus da UEL (com 4,8 mil estudantes), regiões das universidades Pitágoras e Unopar (4 mil) e da Faculdade Inesul, colégios Maxi e Barão do Rio Branco (3 mil) serão os pontos com maior concentração de vestibulandos. "Esse é um dia importante. É necessário ao máximo evitar aumentar a ansiedade. Temos experiência de candidatos que tem o rendimento prejudicado por chegarem em cima da hora. Para a adrenalina voltar ao normal, o candidato levará quase meia hora, o que é muito tempo em uma prova com duração de quatro horas", explicou.
Os portões dos 19 locais de prova serão abertos às 13h20 e fechados exatamente às 14h. Depois que os fiscais lerem todas as orientações, os candidatos terão quatro horas para fazer responder o teste.
No dia da prova, os candidatos devem levar o Cartão de Identificação, com o número pessoal específico para o concurso e o local da prova. O documento original de identificação também deverá ser apresentado pelo vestibulando para acessar as salas. Os estudantes poderão usar lápis, borracha e caneta com tubo transparente, preferencialmente, na cor preta.
Concorrência
A concorrência no curso de Medicina é uma das maiores da última década: 90,82 candidatos por vaga. Em segundo está Engenharia Civil, com 35,46 estudantes disputando uma das 70 vagas ofertadas. O terceiro curso de graduação mais concorrido é o de Biomedicina, 27,38 por um.
Os cursos de Design Gráfico (25,15), Arquitetura e Urbanismo (20,98), Direito Noturno (20,48), Direito Matutino (20,30), Engenharia Elétrica (19,97), Direito Vespertino (19,75); Comunicação Social Jornalismo matutino (19,57); Design de Moda (17,95); Odontologia (16,42); Medicina Veterinária (15,54); Comunicação Social - Relações Públicas matutino (15,33) e Psicologia (15,08), completam o quadro de cursos mais concorridos.
O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 7 de novembro Na segunda etapa serão três dias de avaliação: 20, 21 e 22 de novembro.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião